Flavio Donadio bateu o olho nessa foto (acima), publicada na edição 204, e foi direto: “Essa manobra do Xaparral chama ‘Tweaked Air’.”

Bastou pra que a discussão começasse. O Allan Carvalho (fotógrafo) me disse que, pra ele, isso é um melon. O próprio Xapa manteve a dúvida: “melon, method ou paralelo”. O Donadio seguiu:

“De acordo com minhas rápidas pesquisas, melon é um backside grab chutado para frente, o que pode ser chamado de “backside nosebone. A minha fonte é uma (revista) Skatin’ dos anos 80 que tem uma entrevista com o Wilson Neguinho. Ele está varando uma rampa na Stones com essa mesma exata manobra, que esta legendada como “tweaked air”. Esse grab nasceu no sadplant e, durante um tempo, um aéreo catando de back e chutando foi chamado de “sad air”. Um ollie to sad grab foi batizado de “melanchollie” por causa do ollie e da tristeza.”

Tristeza que já comecei sentir, porque o primeiro consenso da conversa é que não é um method, e assim que foi nomeado na imutável revista impressa.

Separei algumas fotos, e vou arriscar nomeá-las. E depois de tanta conversa, eu não chamaria de method. Mas realmente não sei como nomear. Talvez seria impossível dizer que está errado se simplesmente chamasse de “backside grab”. Existe a questão de onde pegar no shape, onde/como/quanto contorcer, e até mesmo se está “varando” reto ou se é uma manobra no half, indo e voltando na mesma transição.

Uma discussão divertida.