As origens do Ollie

O ano era 1978, e, na Flórida (EUA), Alan Gelfand – um jovem de apenas 15 anos – revolucionaria o skate para sempre. Em uma das pistas do estado norte-americano, a famosa Underbowl, Alan inventava, ‘quase sem querer’, o ollie, a manobra primordial do skate.

Sem o ollie, o skatista não subiria uma calçada, não desceria uma escada, e nunca alcançaria um corrimão ou a altura que vemos hoje nas rampas.

Allan ‘Ollie’ Gelfand – Foto: Glen Friedman

Skatista assíduo da pista, através de uma imperfeição na mesma, Alan projetou o skate para fora da parede e voltou para a rampa sem o uso das mãos. Unindo essa técnica à velocidade adquirida antes de chegar à rampa, a manobra foi criada.

Era como um truque de mágica, mas que a física explica. Porém, parecia uma magia: o poder voar, se projetar para fora da rampa e voltar apenas com o movimento do skate e do corpo, junto à velocidade, e sem o uso das mãos. Enfim, quem é skatista entende!

Alguns anos mais tarde, seu conterrâneo, Rodney Mullen adaptou a manobra e criou o ollie no solo, além de outras manobras do street atual, que possibilitou aos skatistas de todas as partes do mundo realizar centenas de manobras conhecidas hoje no skate.

O vídeo Public Domain, lançado em 1988 pela Powell Peralta, marca que patrocinava Alan, trouxe uma rara imagem do skatista dando um ollie em 1979 (veja no vídeo abaixo)

 

 

O nome Ollie faz referência ao apelido de Alan e foi utilizado para intitular a manobra. Em 1990, o termo Ollie foi adicionado a um dos mais importantes dicionários da língua inglesa, o “The Oxford English Dictionary”. Mas ele foi creditado a Alan apenas na edição do ano de 2004 do dicionário.

Há também um livro chamado The Secret History of the Ollie que questiona se Alan realmente é o inventor da manobra. O autor do livro, Craig Snyder,  entrevista skatistas da época que dão suas versões para a história. Outras pessoas dizem que, ainda antes disso, em 1975, Jay Adams já havia inventado uma variação da manobra em Del Mar.

De todas as formas, essa é a origem do Ollie, da manobra ao termo. Em 2011, nós da CemporcentoSKATE lançamos o álbum de figurinhas do skate, e nele estava também inserida a história do Ollie, assim como outras curiosidades (relembre).