Depois de um crowdfunding de sucesso, finalmente o jornalista Victor Costa conseguiu colocar na rua o livro de Anderson Stevie, “Entre o Skate e o Tráfico”.

Fui convidado pra escrever a “orelha”, que por alterações no projeto gráfico acabou não fazendo parte do livro. Compartilho aqui o texto, aproveito para dar os parabéns pro Stevie e pro Victor e recomendar a leitura. Entre o skate e o tráfico, Stevie fez sua escolha. Que todos tenham a sabedoria necessária para acertar toda vez que a vida nos coloca diante das bifurcações.

Skate salva. Essa afirmação, de tanto repetida, virou clichê.

Anderson Stevie conseguiu se desviar dos descaminhos que envolvem nascer e ser criado à margem da sociedade. Por meio do skate, sua história ganhou novos contornos e sua vida, nova perspectiva. Foi com suas manobras que ele conquistou seu espaço. O Brasil ficou pequeno pra ele. Hoje, tem a bênção não só de nomes importantes no Brasil, mas também de alguns dos skatistas mais consagrados dos Estados Unidos, como Jason Dill e Anthony Van Engelen.

Tive a honra, o prazer e a responsabilidade de ter sido um dos primeiros a ler este livro. Victor me passou um arquivo por e-mail, antes mesmo da revisão e diagramação. Resolvi ler “só o comecinho”. Quando fui ver, já estava na página 65. No dia seguinte, terminei. Fiquei impressionado, mesmo já conhecendo boa parte da trajetória do Anderson. Esse é um tipo de história que interessa a qualquer um – independentemente de gostar de skate ou não.

Skate salva. Aqui, de verdade.

 

compre o livro aqui