Tinha acabado de voltar de uma temporada de uns dois meses em São Paulo, estava no Rio havia uns três dias e recebi um convite de última hora pra colar em BH, pro aniversário da Mayra Maia, uma amiga que não via desde a época da escola. Não pensei duas vezes, joguei umas roupas na mochila e partiu Belo Horizonte!

E como toda boa skatista, joguei o skate na mala também né, e já entrei em contato com as meninas de lá pra armar uma sessão! Falei com a Lorena Fernanda pra fazer essa ponte, já que não tinha o contato de todas as outras meninas.

Cheguei no sábado por volta das 9h na praça da Assembleia, e encontrei a Lorena e a Nora… Começamos a andar de skate e aos poucos outras meninas foram colando também: a Brisa, Catarina, Raissa Delmondes, Lais e Rebeca…. nem preciso dizer que a sessão pegou fogo né?

Foi muito style fazer essa conexão com as Minas no Skate, uma vibe animal… as minas chegando junto, rendendo, se filmando, se incentivando.

O Minas no Skate é um coletivo que vem movimentando a cena do skate feminino em Belo Horizonte e inspirando mulheres em todo Brasil. O Mundo está passando por uma fase transformadora, as mulheres estão se unindo, expondo suas opniões e lutando por seus direitos. E isso está refletindo no meio do skate também. O surgimento de coletivos em apoio as mulheres esta sendo ótimo para solidificar essa união, é super importante ter as portas abertas para as meninas de todos os níveis, não só as que já andam a um tempo mas principalmente as que estão começando agora e precisam de um incentivo maior na hora de pegar seu skate pela primeira vez e se deparar com uma pista cheia de caras por exemplo.

É nessas horas que a união faz a força, pois se você já não é a única ali,  se sente mais a vontade e é quase como se sentisse que aquele lugar é seu também! Por que ele é! Acho que várias já passaram por isso e entendem o que estou falando…

Então aqui vai uma dica pras meninas que já andam: se você ver uma menina que parece estar começando a andar em uma pista, vai lá falar com ela, anda junto, integra ela no seu grupo, passa a base de alguma trick, você com certeza estará dando um grande incentivo e ajudando aquela menina a continuar em cima do carrinho! Já ouvi muitas  falarem que pararam de andar de skate pois não tinham compahia.

E vocês que estão começando, busquem saber se existe algum coletivo ou grupo de meninas que andam de skate na sua cidade e entra em contato com elas.

Cada vez mais quando vou andar em pistas e picos de diferentes estados vejo grupo de meninas andando, e isso é incrivel, pois pode incentivar uma menina que está passando ali naquele momento por exemplo, a ver o skate como uma coisa possivel e acessível pra ela tambem , pois se sente representada.

E assim a cena só cresce, o nível cresce, e seguimos lutando para que as oportunindades crescam também.

 

Quem tem joga!

BH deixou um gostinho de quero mais, em breve voltarei!! Obrigada pela vibe e sessão irada meninas!

Siga as meninas:

Stephane Brisa – @brisaskt
Lais Cristina – @laiiscristina13
Raissa Delmondes – @raissadelmondes
Fernanda Lorena – @lorensfernanda
Catarina Reis – @catarinaskt
Nora Lobato – @lobatonora
Rebeca Meireles – @rebeca_rdlt

Alguns coletivos Femininos no Brasil

Belo Horizonte – @minasnoskate
RJ e SP – @britneyscrew
Porto Alegre – @girlsskatepower

Se você conhece ou faz parte de algum outro coletivo comenta aqui junto com o nome da sua cidade e instagram