CONEXÕES CONFUSAS E CONFUSÕES CONEXAS

Minha primeira Thrasher, agosto de 1988:

Capa do Appetite for Destruction, Guns and Roses, lançado em julho de 1987:

Não me lembro de ter visto primeiro a Thrasher ou a capa do LP, mas a identificação da semelhança do traço me foi instantânea. Lembro de Cesinha Chaves, numa das edições do programa de TV Realce, apresentando o clip de Sweet Child O’Mine e chamando atenção para a camiseta que o baterista, Steven Adler, vestia.

Hoje vejo claramente que este foi um dos momentos em que a coisa do skate além de manobras se apresentou pra mim. Começa pela capa da revista de skate, que não precisava ter foto. Nem skate, na verdade. Aí, o cara que desenhou pra Thrasher, Robert Williams, é o mesmo que fez a capa do disco que todas as meninas da escola estão adorando ouvir e colecionando fotos dos caras da banda. E um desses músicos, no clip, veste a camiseta do T.S.O.L., que é banda de “skate rock” e toca no encerramento do Grito da Rua. Aos catorze anos, lá estava eu, fascinado e curioso com a maneira que as coisas se ligavam. Peraí, onde esse skate está me levando?

Contei essa história cheia de conexões confusas e confusões conexas no TM podcast, do Filipe Maia, que você pode ouvir aqui.

MAIS CONEXÕES E COINCIDÊNCIAS

Logo depois de gravar o podcast, ao acaso encontrei e assisti um documentário em que, pra minha surpresa, Robert Williams é um dos primeiros (e mais importantes) personagens. É a história do polonês Stanislaw Szukalski. A descrição do Netflix:

“Do produtor Leonardo DiCaprio, chega um documentário original da Netflix sobre Stanislaw Szukalski, um artista excêntrico e um auto-proclamado gênio da Polônia. Depois de ganhar fama antes da Segunda Guerra Mundial, ele caiu na obscuridade, para ser redescoberto no final da vida. Ele é um dos melhores artistas que você nunca ouviu falar”.

Uma das imagens que aparecem no documentário:

Página 48 da Thrasher:

Página 48 da Thrasher

Vale lembrar que com o passar do tempo surgiu uma capa alternativa para o Appetite for Destruction, por conta do teor violento do gráfico original. Nos serviços de streaming, por exemplo, não aparece o desenho de Robert Williams. Para conhecer mais do trabalho dele,  clique aqui.