Nascida em meados dos anos 80, a Narina acaba de lançar o livro “Narina 30 Anos: Uma História de Superação”. Fiquei feliz em saber da existência da publicação e honrado em recebê-la. O skate é repleto de histórias dignas de registro, e essa é uma delas.
Gilberto de Andrade, ao lado do cunhado Cácio “Narina” trabalham numa empresa familiar por mais de três décadas, seguindo a árdua e prazerosa missão de comandar uma marca dentro do Brasil. Se empreender por aqui não é tarefa para amadores, fazê-lo no mercado do skate, por conta de suas especificidades e fraquezas, é caso a parte. E, também por essas características únicas, é apaixonante como nenhum outro. Isso fica evidente em diversos momentos da narrativa: existe uma paixão pelo skate que se faz presente durante todo o tempo, e que acaba por mover a empresa de maneira sólida até os dias atuais.
Um dos destaques da publicação é a quantidade de depoimentos: mais de 100 pessoas foram ouvidas e 84 depoimentos estão publicados. Skatistas, donos de marca, figuras da mídia e colaboradores diversos acrescentam experiências e casos pessoais que enriquecem o livro. Produtos marcantes e fotos de skatistas que fizeram parte do time em diversas gerações também estão presentes.
“Narina 30 anos: Uma História de Superação” surge num momento propício. Por conta da pandemia, crises institucionais e desgovernos atuando com força em muitos países, o mercado do skate vai precisar renascer e se reinventar para continuar existindo e crescendo, como vimos em tantas outras ocasiões. Nesse momento de incertezas, é bom ter em mãos lições, tombos e acertos de quem vem há muito tempo pelo caminho. Como bem diz Sergio Belinetti em seu depoimento, fazer do apelido uma marca é uma das maiores demonstrações da seriedade do compromisso. Parabéns pelos 30 anos!
O livro pode (e deve) ser comprado aqui.