VALEROS – em breve

“Valeros” é o novo filme dos Flanantes, que dessa vez se desvia do que habitualmente vinha sendo produzido sob esse selo, e por um motivo nobre. Trata-se de um documentário sobre os últimos dias do Vale do Anhangabaú, em meados de 2019, a mobilização por um espaço que fizesse reverência a tudo que o skate havia vivido lá nesses quase trinta anos e a expectativa do momento atual, com poucos dias para a inauguração oficial. Murilo Romão falou conosco sobre “Valeros”,que tem premiere marcada para 28 de outubro.

A história do Vale, seja desde sua construção ou apenas a desse último ano, com a destruição/reconstrução, daria um filme. Deu?

Dariam vários filmes. Cada grupo de skatistas que frequentou esse lugar tem muita história pra contar e muita manobra registrada. A ideia desse do Flanantes é mostrar um pouco da identidade criada pelos skatistas e também mostrar toda a mobilização ocorrida a partir do momento em que descobrimos que o Vale seria destruído de vez.

Você foi praticamente intimado a fazer o filme.

O (Marcelo) Formiga me dizia pra me preparar pra fazer, e há mais de ano que estou pensando em como organizar isso. Agora, dois dias antes da estreia do novo Vale (inauguração prevista pra 30/outubro), vamos conferir o que saiu disso tudo.

O que Valeros tem de diferente das outras produções dos Flanantes?

Valeros é um pouco diferente dos outros vídeos feitos por nós. Envolve mais pesquisa e conversas com skatistas de outras gerações. Considero esse vídeo um inventário inconcluso sobre a cena de skate no Vale do Anhangabaú. Muita coisa vai rolar ainda, é uma história acontecendo e sendo contada.

Tendo frequentado reuniões com governos, você deve ter coisas oficiais que não podem ser mostradas sem autorização expressa.

Tem essa da autorização também, e tem bastante imagem que optei por não incluir. É um resumo dos principais acontecimentos daquela semana agitada em que perdemos o Vale para sempre.

Até onde dá pra ir num filme como esse?
Dá pra ir pra muitos lugares falando do Vale. Você pode ficar só no skate também, mas eu acho que tem muita coisa além, como grupos são expulsos de lugares sem a mínima consulta dos próprios. Não se leva em conta as práticas culturais dos lugares, os hábitos e costumes dos praticantes na cidade.

“Valeros” estreia online em 28 de outubro no Youtube