Com os termômetros beirando os 40 graus na capital paulista, o STU National conheceu na manhã deste domingo (24/09) seus campeões na modalidade Park com dois nomes da Seleção Brasileira. No masculino, Augusto Akio, que aumentou a diferença na liderança do ranking 2023, a uma etapa do fim da temporada, que se encerra em Recife (PE), em novembro. Já no feminino, Isadora Pacheco ficou com o título e assumiu a ponta do ranking geral. No final do dia, Vini Sardi se sagrou campeão das disputas de Paraskate.

As meninas foram as primeiras a se apresentar na pista do Parque Estadual Cândido Portinari. Desde a primeira das quatro voltas de 45 segundos a que cada skatista tinha direito, valendo só a melhor para termos de classificação final, a disputa ficou acirrada entre a catarinense Isadora, a paulistana Fernanda Tonissi e a até então líder do ranking, a gaúcha Sofia Godoy – trio da Seleção. Isadora cravou um 59,83 logo na primeira tentativa e acabou não sendo alcançada pelas demais. Fernanda Tonissi ficou com a segunda posição, com menos de um ponto de diferença (59,00). Sofia Godoy foi a terceira colocada, com 56,83. A final ainda teve Helena Laurino, Seleção Júnior, ficou com a sétima colocação (43,67).

“Fazer uma volta de 45 segundos debaixo desse sol forte não é fácil, mas treino todos os dias lá em casa, em Floripa, para chegar na hora e aguentar a pressão. Mas não nego que foi bem complicado. Terminava minhas voltas e já ia direto jogar água na cabeça, cansada, com a respiração ofegante e as mãos tremendo. Mas deu certo e estou muito feliz. Esse é um campeonato muito importante para o skate brasileiro e para a cultura de São Paulo de um modo geral. Então, é sempre muito bom estar aqui e ajudar a fazer tudo isso acontecer”, declarou a campeã Isadora.

Na sequência, veio a final masculina, com muito do que o skate nacional e mundial tem de melhor. Foram oito nomes da Seleção Brasileira: Luigi Cini, campeão do Pro Tour de San Juan (ARG), em maio deste ano; Augusto Akio, vice-campeão mundial na etapa dos Emirados Árabes, em fevereiro; Luiz Francisco e Pedro Quintas, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio; Kalani Konig (Seleção Júnior), que conseguiu o feito inédito de chegar às finais do Park e do Street em São Paulo. Além de Murilo Peres, Pedro Carvalho e Dan Sabino (Seleção Júnior).

No fim, deu mesmo Augusto Akio, que fez uma segunda volta de arrepiar, arrancando uma nota 86,05 dos juízes. Como ele também tinha feito na véspera a maior nota das semifinais, na ordem dos skatistas da final era o último a ir para a pista. Assim, como nenhum outro conseguiu superar seus 86,05, Augusto Akio preferiu apenas curtir sua última volta, já como campeão. Ele é o único até aqui a subir em todos os pódios do ano: foi campeão em Criciúma (SC), na abertura do STU National 2023, e vice em Porto Alegre (RS). Kalani Konig ficou com a segunda posição (85,83) e Pedro Quintas foi o terceiro (84,33).

“Só quero dizer muito obrigado e agradecer também aos meus patrocinadores e à minha família, que me dão o suporte necessário para chegar onde cheguei. E queria dedicar esse resultado ao meu avô e à minha mãe. Desde pequeno, eles sempre me ajudaram com tratamento das lesões que tive, com eletroacupuntura, porque é natural que haja muitas quedas e pancadas no skate. Mas estou feliz por mim e por todos. Skateboarding é uma comunidade, é de fato uma família, onde um se preocupa com o outro e torce pelo outro. Vamos por mais”, disse Akio.

O Paraskate Park foi a última final a entrar em cena neste domingo, após as decisões do Street. Para fortalecer e incentivar a inclusão de mais mulheres na modalidade, a Associação Brasileira Paraskateboard (ABPSk) convidou a paraskatista Jai Abrantes, de 30 anos, para fazer uma apresentação. Depois disso, as disputas aconteceram com a presença de 10 paraskatistas. No fim, título para Vini Sardi, com a nota 58,00, seguido por Ítalo Romano (48,33) e Jota Ribeiro (44,33).

A terceira etapa de 2023 do STU National foi apresentada pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes de SP e pela Lei de Incentivo de SP, e homologada pela CBSk. Com patrocínio de Monster Energy, Oi, Tiger e Enel, teve como parceiros oficiais a Baw e a NEOOH, além da New Era como parceira especial. E apoio de Virada Esportiva, ABPSK, AFSK e Drop Dead.

Fotos: Julio Detefon

RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO

1 – Augusto Akio – 86,05

2 – Kalani Konig – 85,83

3 – Pedro Quintas – 84,33

4 – Luiz Francisco – 81,33

5 – Dan Sabino – 79,65

6 – Murilo Peres – 76,97

7 – Luigi Cini – 74,67

8 – Pedro Carvalho – 68,00

Confira a classificação completa!

RESULTADO FINAL – PARK FEMININO

1 – Isadora Pacheco – 59,83

2 – Fernanda Tonissi – 59,00

3 – Sofia Godoy – 56,83

4 – Lua Vicente – 55,03

5 – Fernanda Galdino – 54,10

6 – Carolyna Fachin – 50,83

7 – Helena Laurino – 43,67

8 – Marina Praxedes – 30,33

Confira a classificação completa!

RESULTADO FINAL – PARASKATE PARK

1 – Vini Sardi – 58,00

2 – Ítalo Romano – 48,33

3 – Jota Ribeiro – 44,33

4 – Felipe Nunes – 43,07

5 – Tony Alves – 41,50

6 – Kaue Augusto – 38,00

7 – Shierre Hilário – 36,00

8 – David Soares – 34,00

9 – Nando Araújo – 30,00

10 – David Courty – 23,00