O campeonato que nasceu do mundo virtual, e vem consagrando talentos, chega a sua terceira edição com muita história boa para contar. O STU ON TOUR surgiu em 2021, quando o mundo ainda vivia os efeitos da pandemia da Covid 19, e segue firme com a proposta de descobrir nomes do skate pelo país afora. A ideia é dar oportunidade para que, mesmo à distância, skatistas de todos os cantos do Brasil consigam apresentar suas manobras e estilos pelas redes sociais. A partir desta quinta-feira, dia 18, já é possível enviar vídeos com suas linhas.
No Park, Bowl ou Street, queremos criar oportunidades, e dar visibilidade aos novos talentos do skate brasileiro de maneira online, sem distinção de idade, profissional ou amador. Para participar, basta uma câmera ou celular na mão e um skate no pé.
A regra é simples. Na primeira fase, skatistas gravam uma volta de 45 segundos, postam em seu perfil na plataforma TikTok, de acordo com as regras do evento, e as melhores, eleitas pelo público e por uma comissão técnica especializada, avançam para a grande final que será disputada de forma presencial,no Rio de Janeiro, durante o STU OPEN RIO. O número de inscrições por categoria é ilimitado.
Formato da Competição
No masculino, os 32 escolhidos avançam para as classificatórias, sendo que o primeiro colocado vai direto para a semifinal. Ou seja: serão 31 nomes vindos da seletiva lutando por 15 vagas na semifinal, juntando-se àquele que se garantiu automaticamente com a melhor volta.
Já no feminino não há a fase classificatória, com 20 skatistas avançando direto para a semifinal, sendo que só a primeira colocada segue para a final presencial direto. As skatistas que ficarem na “bolha” para avançar para a semifinal (vigésima e vigésima-primeira colocadas) irão passar por uma repescagem, onde o público, por votação online, vai decidir quem completará as 20 semifinalistas.
Os skatistas que ficarem na “bolha” para avançar para a fase semifinal (décimo quinto e o décimo sexto lugar) irão passar por uma repescagem onde o público, por votação online, vai decidir quem completa os 16 semifinalistas.
Avançam para a grande final do masculino os oito melhores skatistas da semifinal, que competirão presencialmente no Rio. No feminino também são oito, sendo a que avançou direto da seletiva mais as sete skatistas da semifinal. Só há uma única restrição: entre os homens, quem estiver ranqueado no STU 2023 do 1º ao 16º lugar na sua modalidade, na data de lançamento do início das inscrições do ON TOUR, não poderá participar. Entre as mulheres, a restrição é da 1ª à 8ª colocada do ranking.
Como gravar e enviar seu vídeo?
Para participar da competição os skatistas devem se inscrever pela plataforma Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/stu-on-tour-2023__1960548, e postar seu vídeo de 45 segundos no Tik Tok, gravado em uma pista de Street, Park ou Bowl, marcando o perfil do @skatetotalurbe e usando a #STUontour2023.
Ao todo, serão distribuídos 130 mil reais, divididos igualitariamente entre as categorias masculina e feminina, com o campeão de cada uma delas embolsando 10 mil reais – a premiação segue até o oitavo lugar.
Na primeira edição do STU ON TOUR, em 2021, os campeões foram Virgínia Fortes Águas e Eduardo Neves, no Street, e Raicca Ventura e Augusto Akio, no Park. Na segunda edição, em 2022, foi a vez de Fernanda Tonissi e Dan Sabino pelo Park. E pelo Street, Murilo Marques e Isabelly Ávila.
O evento conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, da Baw Clothing, como Parceira Oficial e TikTok, como Media Partner
Siga as redes do STU e fique por dentro de tudo:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe