Previsto para ser lançado em março deste ano, o documentário “Into The Mirror: Fragmentos” tem a proposta de contar a história do skate feminino brasileiro, muitas vezes negligenciada e deixada em segundo plano por diversos motivos, entre eles, e principalmente, do machismo e preconceito enraizados na sociedade brasileira, da qual todos nós fazemos parte.

Entretanto, não é recente o desdobrar dessa história. As mulheres sempre estiveram presentes na cena do skate brasileiro, desde meados da década de 1970, quando o carrinho ainda se popularizava em terras tupiniquins.

 

Assista ao teaser:


Nascido como um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Publicidade, o documentário é de autoria da skatista Pipa Souza, dona de um skate técnico e limpo. Ela nasceu em Salvador (BA) e cresceu em Macaé (RJ). À partir do fim da faculdade e a mudança para a Capital Paulista, veio a idéia de contribuir ainda mais com o skate feminino brasileiro trazendo à luz o documentário, que é uma versão diferente do que foi apresentado aos mestres na banca acadêmica.

Pipa entrevistou boa parte das skatistas que escreveram as páginas do skate feminino no Brasil em um trabalho praticamente inédito, mas ao mesmo tempo tão necessário. Nomes como Monica Polistchuk, Maria Elaigne, Liza Araújo, Karen Jonz, Tat Marques, Evelyn Leine, entre tantas outras personages que dão vida às histórias com depoimentos sobre toda essa caminhada das skatistas brasileiras ao longo dos anos. 

À partir das memórias de cada uma delas, o primeiro campeonato feminino em Santos; primeiro vídeo full feminino; revistas, zines e mídias feitas por mulheres e retratando o skate feminino… tudo isso é contado em fragmentos a partir da ótica das pessoas que fazem parte e testemunharam essas décadas de dedicação e luta por reconhecimento.

Em sua entrevista para o NO AR da CemporcentoSKATE realizada em junho de 2021, Pipa Souza tornou pública toda a sua gratidão e admiração por todas as mulheres que ajudaram a pavimentar esse longo caminho que culminou com esse momento do skate feminino não apenas reconhecido, mas praticado por muitas mulheres e meninas do Oiapoque ao Chuí.

A premiere de “Into The Mirror: Fragmentos” acontece no dia 26 de março, as 16hs, na Cold Galeria, localizada dentro da Bowlhouse, na Vila Mariana em São Paulo (SP), com exposição de fotos de Igor Azeredo (Macaéhrua) e flash tattoo com Gabirinja.


Relembre a entrevista abaixo: