ARTIGO 163 – SKATE VIDEO

O ano de 2022 oficialmente já começou para as produções de skate. Douglas Marques, mais conhecido como DG, videomaker baseado em Santo André (SP), acaba de lançar seu novo vídeo intitulado “Artigo 163 – Skateboard Video”.

Com cerca de 25 minutos de duração, o vídeo conta com partes de vários skatistas, entre eles um destaque para Giovana Dias, que manobra em vários picos de rua com muita técnica em sua primeira vídeo parte. Ainda podem ser conferidas manobras de Alan Gonçalves, Gustavo Andrade e Mike Augusto, além de participações de vários skatistas brasileiros presentes nas sessões.

Assista ao ‘Artigo 163’ abaixo:

A trilha sonora do vídeo também merece menções: de Philip Glass, passando por O Terço, Janis Joplin, Chico Science é Nação Zumbi, The Agnes Circle e até o mestre já saudoso Cassiano.

Trocamos uma ideia com o DG pra ele contar mais sobre o vídeo (leia abaixo).


Como surgiu a ideia do vídeo?

Comecei a filmar no começo de 2019, fiquei durante o ano todo indo pra rua filmar, eu já tinha feito um vídeo em 2016, o Essência Skate Vídeo, e eu queria continuar as missões com a rapaziada que estavam nesse projeto antigo. Nós sempre andamos nas ruas filmando nos picos que a gente cola, então foi natural as coisas acontecerem.

E a escolha dos skatistas que teriam parte no vídeo?

Foi muito natural sobre a seleção de quem teria parte. Eu já tinha feito uma parte do Alan Gonçalves pra vocês aí da CemporcentoSKATE, e uma outra do Gustavo Andrade, ambos com entrevistas nas edições da revista impressa. Eles andam muito de skate e eu estava com planos de fazer outras vídeo partes deles, um pouco mais elaboradas. Nesse meio tempo entre missões, a Giovana Dias também estava colando bastante com a gente e rendendo muita coisa, e ela nunca tinha feito uma vídeo parte.

Giovana Dias: Flip presente no vídeo e nas páginas da nossa mais recente edição (220) impressa – Foto: Allan Carvalho

Então rolou a ideia de fazer um vídeo com eles três, e eu tinha bastante coisa do Mike Augusto guardada em meus hds. Quem conhece o Mike sabe do talento incrível que ele tem, ele é um talento raro no skate brasileiro, então vi que tinha muita coisa dele e decidi encaixar ele nesse projeto.

 

Artigo 163: fale um pouco sobre o nome do vídeo…

O nome do Artigo 163 surgiu de uma ideia de um post que eu tinha feito no antigo Instagram do Essência Skate Vídeo, que era exatamente sobre o Artigo 163 do código penal brasileiro que diz: “Destruir, inutilizar ou deteriorar bens alheios com pena de reclusão, de um a seis meses, ou multa”. Por mais que o skate hoje chegou no patamar olímpico, ainda rola muita repressão policial em alguns locais públicos e privados também, ainda existem pessoas que tem o preconceito contra o skate em si, e acredito que esse rótulo vai ficar pra sempre no skate. A gente vai querer andar nos lugares proibidos pra sempre, acredito que a essência tá aí, por mais que o skate se tornou mainstream, chegando em todos os pontos, ainda tem o lado anarquista, de andar nos locais públicos e privados, acredito que isso nunca irá morrer. O chão liso da praça nova do nosso bairro, a borda em frente ao prédio comercial, o corrimão em frente ao supermercado, isso sempre vai deixar os skatistas fascinados pelos obstáculos “proibidos”.

E como foi produzir um vídeo de quase 25 minutos em meio a pandemia?

Conseguimos render bastante coisa no ano de 2019, mas o ano seguinte veio a pandemia e ficou meio tenso. Ninguém saindo pra rua, policiamento severo aqui em Santo André, rolando boatos que até multa rolaria pra quem fosse pego nas ruas, então respeitamos o momento delicado que estávamos passando, mas no final de 2020 as coisas começaram a andar um pouco mais, e em 2021 já estava num ritmo frenético as missões.

Como e de quem foram as escolhas musicais?

Sim as músicas eu que escolhi, mas sempre perguntando pra eles o que achavam do som, e são músicas que eles já escutavam também. A parte da Giovana eu queria usar uma voz feminina que desse um impacto, por isso A Janis.

 

Além das suas, muita gente colaborou com imagens?

Sim, vários amigos como Fabiano Oliveira, JV Silva, Everton Ignacio e Leo Spanghero.

 

Artigo 163 traz, além de manobras, uma homenagem a alguém que nao está mais neste plano. Quem era o Igor Alan?

O Igor era um grande amigo nosso lá de São Bernardo do Campo (SP), andava de skate também, e sofreu um acidente em uma cachoeira no ano passado e faleceu, uma fatalidade que atingiu todos os que o amavam.