No último sábado, dia 30 de setembro, o Restaurante Dalva e Dito, em São Paulo, recebeu a assembleia eletiva para a nova diretoria da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), na qual Bob Burnquist foi eleito como presidente por “aclamação”. A posse ocorreu devido à apresentação de uma única chapa que concorreu ao pleito.
Presidida por Alexandre Vianna (presidente do Conselho fiscal da entidade), a chapa de Bob ainda traz outro ídolo do skate, Sandro Dias Mineirinho como diretor esportivo. Junto a eles estão Tatiana Lobo (comunicação), Eduardo Musa (vice-presidente), Roberto Maçaneiro (diretor de árbitros), Jorge Kuge (financeiro), Ed Scander (secretário) e Osmar Lattuca (jurídico).
O evento ainda contou com a presença de diversos skatistas dos comitês das modalidades e também presidentes das federações afiliadas à CBSk (veja a lista ao final da página).
Após a assembleia, Bob concedeu entrevista coletiva para meios de comunicação e também para a mídia especializada presente ao evento. Burnquist agradeceu aos incansáveis Ed Scander e Marcelo Santos, que dirigiram a entidade por longos anos à fio, e prometeu cuidar do skate brasileiro com todo carinho, em todas as modalidades e categorias.
Em relação à questão do skate, até o momento, estar sendo representado pela Confederação Brasileira de Hóckey sobre Patins, Bob foi enfático: “A representatividade está no lugar errado. Eu vejo essa decisão como um equivoco do COB. A gente tem uma estratégia, tem um plano, e vamos pressionar até arrumar uma solução”, argumentou o carioca.
A questão da representatividade do skate brasileiro teve início quando o Skate foi eleito como um dos novos “esportes” a participar do Jogos Olimpicos em Tóquio, que acontece em 2020. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reconheceu a Confederação Brasileira de Hockey e Patins (CBHP) como representante do skate nacional na preparação para os Jogos de Tóquio. O fato incomodou dirigentes e skatistas e deu-se início à campanha intitulada #SomosTodosCBSk.
Espera-se que agora, após meses de luta, o peso do nome de Bob e suas conxões com as federações internacionais de skate possibilitem que o COB reconheça a CBSk como a legítima representante do skate brasileiro nas olimpíadas. Caso contrário, os skatistas ameçam boicotar a participação dos jogos no Japão.
Para se ter uma noção da importância, apenas Brasil e os EUA, as duas maiores potências mundiais do skate, terão 12 representantes nos jogos olímpicos cada (saiba mais aqui).
Além da Questão Olímpica, Bob ainda terá muito trabalho pela frente na questão da organização dos circuitos de skate dos próximos dois anos, além da seletiva que levará os skatistas brasileiros para as Olimpíadas e tudo ao que concerne ao skate brasileiro.
Veja o vídeo:
Lista de presentes:
Federação Gaúcha de Skate (FGSKT): Régis Lannig (presidente)
Federação Catarinense de Skate (FCSKT): Eduardo Henrique (presidente)
Federação de Skate do Paraná (FSP): Adalto Pereira (presidente)
Federação Paulista de Skate (FPS): Márcio Baggio (vice-presidente)
Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ): André
Viana (presidente)
Federação de Skate do Estado de Minas Gerais (FSKTMG): Maurício Massote
(presidente)
Federação de Skate do Distrito Federal e Entorno (FSKTDF): Warleiton
Leitão (presidente)
Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB): Jefferson Fino
(presidente)
Federação Paraense de Skate (FPS): Joélcio Batman (presidente)
Federação Piauiense de Skate (FEPISK): Lucas Venâncio (representante
por procuração)
Associação de Skate Feminino (AFSK): Renata Paschini (presidente)
Associação Capixaba de Skate (ACSK): Lauro Salles (presidente)
Associação de Skate da Zona Sul (ASZS): Claudinei Bio (presidente)
Comitê dos profissionais de Bowl: Léo Kakinho
Comitê dos profissionais de Downhill Slide: Adriano Aziz
Comitê dos profissionais de Freestyle: Paulo Folha
Comitê dos profissionais de Slalom: Fernando Camargo
Comitê dos profissionais de Street: Danilo do Rosário
Comitê dos profissionais de Vertical: Geninho Amaral
Abaixo, veja as fotoso clicadas por Julio Detefon.
Veja também o vídeo do canal Skatemind