Street League de Los Angeles (24 a 28)

Os brasileiros que disputarão a Street League, de quarta a domingo (24 a 28 de julho), já estão em Los Angeles (EUA) para o evento.

No feminino, estão confirmadas Pamela Rosa e Rayssa Leal, campeã e terceira colocada na etapa de Londres, além de Virgínia Fortes Águas, Karen Feitosa, Letícia Bufoni, Gabriela Mazetto, Isabelly Ávila e Marina Gabriela.

No masculino, a lista de skatistas é formada por Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Tiago Lemos, Lucas Rabelo, Lucas Xaparral, Luiz Neto, Lehi Leite, Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Luan de Oliveira e Lucas Alves.

Outros skatistas do Brasil ainda podem entrar nas disputas pelos wild cards distribuídos pela organização do evento.

Na etapa de Los Angeles da SLS, os brasileiros estarão sob suporte e orientações da equipe técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Sandro Dias, diretor de Esportes, Rogério Mancha, consultor técnico da seleção brasileira de Street, Carlos Barreto, fisioterapeuta, e Julio Detefon, coordenador técnico.

Escolha dos skatistas

Seguindo as regras estabelecidas para a competição, além dos skatistas brasileiros previamente classificados – 38 primeiros do ranking masculino e 18 melhores no feminino com base no Mundial da SLS disputado no Rio no início de 2019 -, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) ainda pôde indicar mais nomes por categoria – feminino e masculino.

A definição dos indicados se deu com base em dois critérios: presença na seleção brasileira e classificação no ranking brasileiro de 2018 – estabelecido a partir do circuito nacional profissional feminino e masculino de Street (Skate Total Urbe – STU).

Assim, Gabriela Mazetto e Lucas Xaparral foram indicados por fazerem parte do selecionado nacional. Além da dupla, Marina Gabriela, Luiz Neto e Lehi Leite foram os escolhidos com base no ranking brasileiro.

Disputas

A etapa de Los Angeles da SLS começará com disputas na quarta-feira (24), com as classificatórias globais, tanto para o feminino quanto para o masculino.

No feminino, as 12 melhores dessa fase avançam para a semifinal – não há quartas de final na categoria. No masculino, os 10 melhores seguem para as quartas de final.

As classificatórias contarão com as presenças de Gabriela Mazetto e Marina Gabriela e de Lucas Xaparral, Luiz Neto, Lehi Leite e Lucas Alves.

Karen Feitosa, Letícia Bufoni, Pamela Rosa, Virgínia Fortes Águas e Rayssa Leal têm vaga garantida direto na semifinal, marcada para sábado (27). Além delas, Isabelly Ávila ganhou indicação pelo ranking da World Skate para entrar direto na semifinal por conta das boas participações na etapa de Londres da SLS (16ª) e no Dew Tour (15ª). As oitos melhores avançam para a grande final, disputada domingo (28).

Do lado masculino, Luan de Oliveira entra nas quartas de final – os 10 melhores avançam -, no sábado (27). Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Felipe Gustavo, Kelvin Hoefler, Lucas Rabelo e Tiago Lemos entram direto na semifinal, realizada domingo (28). A final acontece no mesmo dia e, assim como no feminino, com os oito melhores.

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 skatistas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Seleção Brasileira de Skate

Para a preparação e participação das disputas sancionadas pela World Skate como classificatórias para a corrida olímpica, os skatistas da Seleção Brasileira de Skate recebem ajuda de custo para as viagens, bolsa-auxílio mensal e contam com suporte médico e psicológico. Os recursos para esse apoio são repassados à CBSk pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da Lei Agnelo/Piva.