CACHORRO MAGRO – NEVERTON CASELLA

De volta ao Brasil, Neverton Casella, o Socado, retoma suas atividades por aqui como skatista e agora, também, empreendendo: é sócio da Impar Skateshop, e um vídeo com toda sua técnica e elegância de cachorro bem magro anuncia as novidades:

Como surgiu a ideia de ter uma loja?

A ideia surgiu há muito tempo atrás, acredito que todo skatista um dia já sonhou em ter uma loja ou uma marca de skate.
Mas já tivemos muitas ideias que não se concretizaram. Foi tudo muito rápido, tínhamos a necessidade e a força de vontade. Eu havia recém voltado a morar em Barcelona, janeiro de 2019 quando chegou a pandemia e alguns planos que eu tinha para lá foram agua abaixo. Um certo dia conversando com meu amigo Diego Nazari, que há tempos tem feito muito para promover o skate em Cascavel (PR), veio o convite de voltar para o Brasil e abrir uma skate shop em sociedade. Decidi fazer as malas e no dia 27 de outubro voltei a tempo de inaugurar a pista pública da cidade, e na outra semana começamos as atividades da loja. Após 31 dias do contrato da sala em mãos, a Impar skate shop abria suas portas.

Porque escolheu abrir no Brasil, e não na Europa, onde viveu por tanto tempo?

Existe aquela frase que um bom filho a casa sempre torna. 
Essa frase faz muito sentido para mim agora, depois de 13 anos vivendo em Barcelona e viajando pelo mundo com pouca bagagem, sempre andando muito de skate e gerando muitas amizades por todos os lugares por onde passei. Porém sempre gostei de voltar a minha cidade natal, curtir minhas férias onde estão minhas raízes e onde tudo começou, sempre tive o incentivo da minha família e nada melhor que estar próximo a eles agora.
 Acredito estar no lugar certo e na hora certa. Por algum motivo as energias do mundo me trouxeram para cá para seguir minha missão, tenho o dever de trazer de volta e compartilhar os conhecimentos que obtive viajando e vendo diferentes culturas, diferentes formas de ver o mundo e o skate. O skate é uma ferramenta que vai muito além de um esporte, é um estilo de vida e eu gostaria muito que outras pessoas tenham está oportunidade que eu tive de viver o skate.
 A Impar é nosso meio de locomoção onde estaremos fazendo projetos para dissipar o skate através da associação  junto a projetos como escola de skate e skate nas escolas, para compartilhar conhecimento e preservar a cultura do skate.

O que acha que o consumidor de skate shop busca?
Eu penso que as pessoas buscam produtos com identidade que transmitam valores e que tenham conceitos que se identifiquem com o seu perfil. A skateshop tem o dever de transmitir ao cliente o sentido da marca, por isso nossa missão aqui é desenvolver marcas que fazem pelo skate e que tem uma identidade clara e objetiva. Pessoas influenciam pessoas.

Como se manter na ativa como skatista e cuidar das coisas da loja?

Agora, neste início, tem sido um desafio como empresário, muitas coisas novas para apreender, mas graças ao Diego Nazari, que já tem um conhecimento muito avançado empreendendo, temos compartilhado nossos conhecimentos para atingir um propósito em comum.
 Não tenho levado como um trabalho, mas sim como uma missão a ser cumprida, uma extensão de ser um skatista profissional, apreender desenvolver e compartilhar. É como tentar uma manobra nova: no começo é mais difícil, mas depois de algumas tentativas começa a se tornar mais natural.
 Tenho pessoas muito boas como referência: Cezar Gordo, Leandro Fischer e Rafael Gomes, skatistas e empresários de alto nível.

Nollie backside flip (foto Kubo Krizo)