MANUAL DO SKATE

Publicada originalmente em 15 de maio de 2020.


Tony Alva, o diretor Alfredo M. R. Vicente e Christian Hosoi

Em exibiçao no canal OFF desde 21 de maio “Manual do Skate com Christian Hosoi” vai fundo na história do skate e mostra desde a evolução dos equipamentos até os diversos terrenos em que o skate é praticado, além de falar de momentos fundamentais na história do skate.

O programa é uma viagem no tempo com uma linguagem atual e um visual bonito, realizando um paralelo entre as histórias do passado e o momento atual. Ele conta com a participação de grandes lendas como Tony Hawk, Jeff Grosso (que faleceu recentemente), Lance Mountain, Tony Alva, Jim Muir e Steve Alba e nomes da nova geração, como o brasileiro Pedro Barros.

Para Christian, fazer parte do programa foi uma aventura incrível e inesquecível. Por isso, evita reforçar um momento como imperdível. “Cada época do skate teve seu ponto mais importante. Destacar um ou outro tiraria todo o suor, sangue e lágrimas que aconteceram para levar o skate onde ele está hoje. Me sinto honrado e orgulhoso de fazer parte desta história também no Brasil com essa estreia”.

“Manual do Skate com Christian Hosoi” é sua estreia como produtor. “Parece que trabalhei com isso a minha vida inteira, conectando os pontos e fazendo com que tudo fique da melhor forma possível. Foi um desafio fazer com que todos se sentissem confortáveis para dividir coisas que não diriam se fossem entrevistados por outra pessoa”, revela. “Conversar com eles foi reviver histórias incríveis com amigos com quem cresci. Parecia um dia normal para a gente, de se encontrar e andar de skate como há mais de quarenta anos. Espero que o espectador se inspire e fique empolgado em estar nessa primeira fila da nossa sessão privada”, completa.

Para o diretor Alfredo M. R. Vicente a participação do Christian foi muito importante para o resultado final. “Ele é muito querido no meio do skate, uma lenda. E isso abriu muitas portas com personagens importantes e de difícil acesso. Ter caras como Tony Hawk, Danny Way e Tony Alva, por exemplo, dá um peso enorme. A credibilidade dos relatos deles é um atestado de que trilhamos o caminho certo da evolução e desenvolvimento da história do skate”, diz o diretor.

Com 13 episódios, na estreia conhecemos a história de Christian, personagem principal e condutor da série. Visto como um dos skatistas mais importantes da história da modalidade, Hosoi é aclamado por lendas como Tony Alva, Tony Hawk, Danny Way, Steve Caballero e muitos outros. No decorrer da temporada mais sobre assuntos entram na pauta, como a influência do surfe no skate, evolução dos equipamentos, estilo, como as piscinas vazias se tornaram pistas, interação com o ambiente urbano, desenvolvimento do street, a importância de Dogtown, entre outros.

 

 

entrevista: Alfredo M. R. Vicente

O que você pode dizer sobre o programa?

 Acho que o espectador que gosta de skate pode se preparar para se emocionar. O projeto, na minha opinião, vai fundo na história do skate e é estrelado só por lendas. É uma viagem no tempo mas, ao menos tempo, com uma linguagem atual e visualmente muito bonito. Nós não utilizamos imagens antigas, é sempre um paralelo entre as histórias do passado com o momento atual e, poder retratar essas lendas atualmente é um privilégio e também uma oportunidade única de aprendizado. Esses são os caras que fizeram o skate ser o que é hoje em dia.

O produtor da série, Christian Hosoi (foto Myles Beeson)

Para você, qual é o momento imperdível? Aquele que o espectador não pode deixar de assistir?

 Sou suspeito para falar mas, acho que todos os episódios são imperdíveis porque eles tratam de assuntos diferentes. A gama de personagens que aparecem em cada episódio varia com o tema abordado e a relevância deles com o assunto.

Para citar dois momentos: eu ficaria com o Episódio 2, que mostra a importância do surfe no começo do skate e conta com a participação de Larry Bertleman e, principalmente, Tony Alva. E o episódio 6, que fala de piscinas de fundo de quintal, é um dos meus preferidos por gostar muito de retratar esse tipo de skate, visceral, orgânico e tão importante para a evolução, em vários aspectos.

E a participação do Christian Hosoi na produção do programa?

 Ele foi muito importante para o resultado final. Ele é muito querido no meio do skate e abriu muitas portas com personagens importantes e de difícil acesso. Ter caras como o Tony Hawk, Danny Way, Tony Alva dá um peso enorme e a credibilidade dos relatos deles é um atestado de que trilhamos o caminho certo da evolução e desenvolvimento da história do skate, pois todos os personagens convidados são muito relevantes.

Tony Alva e Christian Hosoi (foto Myles Beeson)

Danny Way (foto Myles Beeson)

Jeff Grosso (foto Myles Beeson)

Como foi o processo de criação da série?

 Eu estou colaborando com programas para a Globosat desde 2012. Fiz algumas temporadas para o Multishow, mas foi no Canal OFF, que me encontrei profissionalmente e pessoalmente, por ser um assunto de interesse desde minha época de adolescência. Mas, o que é diferente desse projeto para mim é o fato de ser o primeiro em que eu dirijo sozinho e com autonomia total para montar a equipe, definir o estilo e linguagem. Até agora fiz 12 temporadas para os canais Globosat. No OFF o primeiro projeto foi o Califorfun, que eu dividia a direção com o Dan Reis, que é um amigo de longa data. No 4XSK8, divido a direção com Marcos Feijó, que sempre foi o videomaker mais próximo do Pedro Barros, e ao longo de 3 temporadas nos tornamos bons amigos. Mas, profissionalmente eu esperava esse momento de poder implementar mais minha visão e essência. O “Manual do Skate  com Christian Hosoi” é o programa em que consegui mergulhar de cabeça, participar efetivamente de todo o processo e também editar todos os episódios.

Instagram da Stage Dive Films

Lance Mountain e Christian Hosoi (foto Myles Beeson)

entrevista: Christian Hosoi

“Manual do Skate com Christian Hosoi” é sua primeira experiência como produtor, certo?

 Parece que fui produtor durante toda a minha vida. Conectando os pontos e fazendo com que tudo da melhor maneira possível. Então parece apenas mais um dia. Foi um grande prazer trabalhar com Alfredo e sua equipe para cumprir as metas e planos que nos propusemos a alcançar.

Qual o maior desafio dessa sua nova posição?

 Garantir que todos estivessem confortáveis ​​e abertos para compartilhar o que não compartilhariam quando entrevistados por outras pessoas que talvez não estivessem no seu lugar.

Você entrevistou velhos amigos (Tony Hawk, Jeff Grosso, Lance, Ray Barbee, Jeff Ho, Salman Agah, Salba). Como foi conversar de novo com essas pessoas trazendo de volta todas as lembranças?

 Era como caminhar pela estrada da memória e curtir algumas das histórias mais incríveis com amigos com quem cresci a vida toda.

 

 

A tarde com Steve Olson foi incrível. Como foi voltar para o ditch de Bronson Canyon com ele?

 Conversar com Olson pelo telefone já é sempre incrível.  Então, sabia que entrevistá-lo seria espetacular, cheio de conhecimento e sabedoria da cultura do skate e da vida.

A sessão com a Bones Brigade na rampa do Hawk foi épica. Você poderia imaginar algo assim acontecendo, com todos você na casa dos 50 anos?

 É incrível pensar que parecia um dia normal nos reunirmos e andarmos de skate como há mais de quarenta anos. Estou rezando para que aqueles que assistirão ao “Manual” sejam inspirados e empolgados para conseguir um assento na primeira fila em nossa sessão privada

Caballero, Mike McGill, Christian Hosoi e Tony Hawk (foto Alfredo M. R. Vicente)

Além desse momento, qual outro foi marcante pra você?

 O projeto como um todo foi uma aventura incrível e todas as entrevistas e sessões serão lembradas por toda a eternidade, agora que estão em filme.

Nós estamos falando de momentos que marcaram a história do skate. Como cada um deles trilhou o caminho que fez o skate ser o que é hoje?

 Cada época do skate teve seu momento. Dizer que uma tem mais importância do que a outra tiraria todo suor, lágrimas de sangue necessários para trazer o skate para onde está hoje.

Você tem muitos fãs brasileiros. O que você pode dizer pros seus muitos fãs brasileiros sobre o projeto?

 Estou empolgado, porque vocês são os que levarão o “Manual” para o resto do mundo e estou honrado e orgulhoso de fazer parte da história do skate e da história do skate no Brasil. Então isso significa que sou parte de vocês. Obrigado Brasil, por me receber em sua família.

Descreva o programa em uma palavra?

 Inspiração.

Podemos esperar uma nova temporada?

 Continuar a inspirar as pessoas é obrigatório!

MANUAL DO SKATE COM CHRISTIAN HOSOI – INÉDITO – CANAL OFF
Estreia: Quinta-feira, dia 21 de maio, às 21h
Horários alternativos: Sexta, 13h30 / Sábado, 22h / Domingo, 18h / Terça, 7h / Quarta, 12h30