Nós, da CemporcentoSKATE, definimos 2020 como o ano do retorno do Desafio de Rua. Apesar de não nos surpreender, ficamos extremamente felizes com a acolhida, a aceitação e a empolgação demonstrada pela comunidade do skate com a notícia. Ao longo desse hiato de quase dez anos, o bom saudosismo acerca de tudo que as edições anteriores envolveram se fazia presente com frequência. Era mais do que hora do retorno. Se o skate pede, é nossa obrigação atendê-lo, por gratidão a tudo que ele nos trouxe.
Tínhamos o Desafio 2020 desenhado, a pré produção em andamento, e mundo parou. A pandemia do Coronavírus, a maior do nosso tempo, tornou inviável e irresponsável qualquer evento que reunisse grande quantidade de pessoas. O isolamento social tornou-se uma obrigação de todos que respeitam o próximo. Um momento de solidariedade, de empatia. Antes de mais nada, hora de preservar a vida.
Pra nós, skatistas, deixar a rua é algo muito sério. É nela que encontramos nossos amigos, aprendemos e compartilhamos nossas manobras, produzimos conteúdo pra satisfação própria e para as marcas proporcionam o skate profissão para alguns de nós. Desafio, pra nós, é ficar em casa. Mas o skate nos ensinou, entre outras coisas, o amor. E é pelo amor por nossas famílias e amigos que estamos firmes, recolhidos em nosso lares desde meados de março.
Seguimos com o Desafio de Rua vivo. Estamos trabalhando e deixando tudo o mais pronto possível para que, quando (e se) as autoridades liberem sua realização, estejamos prontos para que ele seja, também, um marco do retorno à vida na rua. A primeira grande sessão de skate pós pandemia.
Claro, sabemos que nada será como antes, ainda mais num curto prazo. Os cuidados com a saúde são prioridade absoluta da CemporcentoSKATE, e nenhum passo será dado sem a sinalização positiva das autoridades sanitárias, e atendendo a todas as recomendações que delas vierem. Seguimos fazendo o que deve ser feito, acreditando na ciência e esperando por condições que tornem possível o Desafio de Rua 2020.
A rua, ansiosa, aguarda.