O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou na tarde da última terça-feira (24) que as Olimpíadas de 2020, que serão disputadas em Tóquio, serão postergadas para o ano seguinte por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) apoiou a decisão do órgão em comunicado emitido no mesmo dia. 

Ainda na tarde de ontem, um pouco antes do comunicado oficial do COI sobre o adiamento dos jogos, a Federação de Skate do Canadá já havia informado por meio de comunicado que se os Jogos de Verão fossem realizados este ano, não enviaria nenhum skatista pras disputas.

O adiamento foi comunicado ontem (24) inicialmente pelo Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, e depois pela entidade olímpica internacional. O adiamento dos Jogos Olímpicos é inédito na história. Em 1916, 1940 e 1944 as edições das Olimpíadas foram canceladas por causa das Guerras Mundiais. O adiamento do evento pode gerar um prejuízo de mais de 13 bilhões de reais à entidade.

Abaixo, veja um trecho do comunicado divulgado pelo presidente da CBSk, Eduardo Musa:  “Diante do cenário que o mundo vive hoje, essa é, certamente, uma decisão acertada. Os Jogos são, em essência, uma comunhão entre povos. Nesse momento, o foco maior das nações pelo mundo deve ser no sentido de contermos essa pandemia. Quando tudo isso passar, as Olimpíadas, com a tão aguardada estreia do skate, serão um marco de alegria e comunhão mundial”.