Edição 138 – Ano 14

:CAPA::
Lucas Xaparral, um ícone do Skate nacional. Foto: Homero Nogueira

GRÁTIS: Pôster Gigante Element com Rogério Mancha

:: Matérias Principais ::

LUCAS XAPARRAL: NO TOPO, E SUBINDO
Entrevista Douglas Prieto e Fotos Homero Nogueira

Lucas Silva Carvalho “Xaparral”
21 anos, 09 de skate
São Paulo (SP)
Patrocínios: Element, Globe, Von Zipper, Nixon, Circuit e Skate até Morrer

Quando Lucas Xaparral se aposentar, sua biografia será um livro pesado, com muitas páginas e letras pequenas. Quando se pensa em tudo que já obteve nos nove anos desde o dia em que pisou no skate, perde-se a noção de tempo, duvida-se dos prazos e as datas se confundem. Hoje, com apenas 21 anos, Xaparral reúne duas características que o fazem um dos maiores ícones do street nacional: seu absurdo nível de skate, inovador e completo, e sua carreira bem sucedida dentro do Brasil. Xaparral é referência em uma geração que não precisa ir morar nos EUA para viver de Skate. Com patrocínios que o valorizam e manobras que o tornam um fenômeno, ele está no topo, e subindo. É melhor tomar fôlego, porque vem aí mais uma década de Xaparral.

Leia matéria de Lucas Xaparral na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

O POVO BRASILEIRO
Texto Marcelo Viegas
Antes de sermos skatistas, somos brasileiros. Parte integrante do Povo Brasileiro. Nossa característica mais marcante é a miscigenação: somos fruto da mistura de raças. Isso reflete, necessariamente, na maneira como andamos de skate. Os gringos notam bem a diferença do nosso estilo, das nossas manobras, do nosso jeito brasileiro de andar de skate. Para nós passa batido, pois é o nosso dia a dia, nosso feijão com arroz…

Leia matéria O Povo Brasileiro na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

POR DENTRO DO JOGO
Criativa área concebida pela Element dá ao skate lugar de destaque dentro do prédio da Bienal do Ibirapuera
Por Douglas Prieto

Era inevitável perceber o paradoxo. A sexta edição do Festiv´AlmaSurf aconteceu no prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera (SP) em três frios dias do mês de julho. Atraiu atenção de muitos visitantes através de exposições da Mostra Nixon de Arte e Cultura, com fotos, pinturas, esculturas e pranchas, exibições de filmes (Festival Osklen de Cinema) e trazia, como destaque em sua programação musical, dentro do Festival Billabong de Música, o californiano Tommy Guerrero. Para não dizer apenas que dispensa apresentações, vou ser sucinto: o cara foi o primeiro a perceber a melhor maneira de andar de skate na rua, utilizando elementos naturais do ambiente urbano como território para executar manobras. Membro da formação original da Bones Brigade, ao lado de Tony Hawk, Steve Caballero, Lance Mountain e Mike McGill, visitava o Brasil pela primeira vez.

Leia matéria de POR DENTRO DO JOGO na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

HERÓI LOCAL, CIDADÃO DO MUNDO
Qual a distância que deve ser percorrida para ser reconhecido? Quantos lugares é preciso visitar? Com muitos quilômetros rodados, é abrindo a porta de casa que o herói local e cidadão do mundo JN Charles colhe os frutos de suas longas estadas distantes de sua Aracaju
Texto Douglas Prieto

José Nivaldo dos Santos Jr.
23 anos, 10 de skate
Aracaju (SE)
Patrocínios: Future, Crail, Viva rodas, Freeday e Venice Skate Shop
Apoios: Cesarprod e NSC
Quem você escolheria como única companhia para uma viagem de 40 dias e 6500km numa moto 150cc? JN Charles foi o escolhido, por reunir características que Julio Detefon julgava importantes para um companheiro numa aventura desta proporção. “Charles é um bom companheiro, sossegado, sem frescura”. A viagem dos dois rendeu a matéria “Diários de Motoca” (edição 88 da CemporcentoSKATE) e mostrou a verdadeira cara do skate nordestino.

Leia matéria de HERÓI LOCAL, CIDADÃO DO MUNDO na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

CMYK
Imagens com Jefferson Bill, Ítalo Penarrubia, Carlos de Andrade, Fábio Castilho, Caio Pastel, Rodrigo Maizena e Léo Fernandes.

SP, RJ, MG e DC
A equipe brasileira da DC Shoes (Alex Carolino, Carlos Iqui, Filipe Ortiz, Ademar Lucas, Akira Shiroma e João Pedro Dantas) mostrou sua cara e apresentou seus skatistas, passando pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ótimas escolhas para fritar as rodas tanto nas ruas quanto em demos pelas pistas das cidades
Texto e Fotos Renato Custodio

Leia matéria SP, RJ, MG e DC na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

CHÃO SAGRADO 
Contrária a toda polêmica, previsões negativas e boatos que cercam a reforma da Marquise do Parque Ibirapuera, a obra prevê uma restauração completa do local e um piso como o atual, de concreto perfeitamente liso

Texto Charles Franco e Foto Renato Custodio

“O seu acabamento será efetuado com desempenadeiras mecânicas de modo que a superfície fique lisa e uniforme.” Este é um pequeno trecho extraído da licitação pública nº 2008-0.290.471-4, de 10/03/2009, que determina todos os detalhes de como deve ser feita a obra de restauração da Marquise do Parque Ibirapuera. E, pelo que se pode notar, as notícias são promissoras.

Leia matéria de CHÃO SAGRADO na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14

MENINA DE OURO
Texto Marcelo Viegas e Foto Ana Paula Negrão

Letícia Bufoni
16 anos, 6 de skate
São Paulo (SP) / Los Angeles (EUA)
Patrocínios: Osiris, RockStar Bearings, Volcom, Foundation e Bones

Há exatos dois anos, publicamos uma matéria com a skatista Letícia Bufoni aqui nas páginas da CemporcentoSKATE. O título, bastante premonitório, era “Construindo Ícones”. A sua vitória no campeonato Maloof Money Cup, no dia 12 de julho, em Costa Mesa (CA), representa um tijolo importantíssimo para transformar essa “construção” em realidade. Não há dúvidas: Letícia Bufoni caminha a passos largos para se tornar um ícone do Skate nacional.

Leia matéria da MENINA DE OURO na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

Com As 4: O INVERT E SUAS VARIAÇÕES
Por Sérgio Negão
Texto Douglas Prieto e Fotos Eduardo Braz

Esse COM AS 4 é especial. Convidamos o skatista profissional Sérgio Negão para passar uma manhã de ponta cabeça, com algumas variações de inverts. Ao final, uma agradável surpresa: nada menos que 14 tipos de inverts foram registrados. “Na década de 80, não existiam tantas manobras técnicas como no vertical atual. Então, variações de inverts ajudavam a montar uma linha diferente”, conta Negão, feliz pela volta no tempo proporcionada nessa sessão.

Leia matéria O INVERT E SUAS VARIAÇÕES na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

HENRY PAUL TRIO: ROCKABILLYZANDO!
TEXTO MARCELO VIEGAS E FOTO ATILLA CHOPA

Muita coisa muda em duas décadas. Inclusive o gosto musical dos skatistas. Há vinte anos não era raro encontrar camisetas de bandas como Cramps, Stray Cats ou Kães Vadius circulando pelas pistas de skate brasileiras. Trocando em miúdos: skatistas escutavam e gostavam de rockabilly. Hoje, o (talvez) mais tradicional gênero do rock and roll não contabiliza muitos adeptos no universo do Skate nacional, exceção feita ao grupo dos que viveram aquela época e continuam com os pés no carrinho e os ouvidos alimentados pela levada inconfundível do estilo.

Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

A ALMA IMPRESSA NA MADEIRA 
O documentário Re:Board mergulha na história, resgatando a importância da cultura da arte em shapes no país e sua contribuição para a formação da identidade do Skate brasileiro

Texto Charles Franco
Fotos Atilla Chopa e Fabio Bitão
O relacionamento com o shape nasce antes mesmo de uma pessoa se tornar skatista. Logo no primeiro contato com o skate, a dificuldade em manter o equilíbrio e o significado que aquela pequena fração de segundos representa na vida de um skatista se perpetua para sempre. Lembre-se de sua primeira experiência com um skate e perceberá que mínimos detalhes lhe virão à cabeça, recordando as características do shape em que subiu.

Leia matéria do Re:Board na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

CONTRAMÃO
Por Cezar Gordo

Falar de roubadas não é muito difícil, afinal foram várias. Quando parei para escrever esse texto, muita coisa veio à cabeça, histórias de amizades que vou levar na minha memória para sempre.
As turnês européias sempre dão o que falar… Todo mundo aqui no Brasil achando “o cara foi para EUROPA”, e você embarcando quase sem dinheiro no bolso, 30 shapes para vender, mas com muita vontade de andar em picos perfeitos. E isso faz a gente superar qualquer dificuldade.
Pois bem, “Eurotour 2003”: saí de Porto Alegre com 32 shapes e minhas malas. A metade dos shapes era do (Marcus) Cida, porque o patrocinador dele não tinha conseguido mandar a tempo. Como fui dois dias depois, então sobrou para eu levar tudo.

Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #07, Ano 14.

COTA: FERNANDO CARDOSO / OAKLEY

COLUNAS
– Chora Neném por Edu Lopes: “AMOR INCONDICIONAL”
– C’Est la Vie por Rodrigo K-B-ça: “¡MONOPATÍN O MUERTE!”
– Cº 365: “I ♥ MY BOARD”

CORUJA
O Coruja está atento. Nenhum animal terrestre possui ouvidos mais aguçados. Segundo os especialistas, ele consegue ouvir a dezenas de metros de distância. Sua visão também impressiona: grandes olhos fixos, com um campo de visão maior do que o das outras aves. Pode virar a cabeça em 180º e esticar o pescoço, para enxergar melhor a sua presa.
Todo mês o Coruja estará aqui, alerta e concentrado, para revelar curiosidades do mundo do Skate. Tudo o que você queria saber e não tinha para quem perguntar. O Coruja sabe. Ou, pelo menos, vai atrás da informação…

Este mês tem:
– DE DOGTOWN A FULLY FLARED

– QUAL FOI A PRIMEIRA ÁREA DE STREET?

– MULTA EM EMBARCADERO

– MUITO ANTES DO ESCALERA

– PRIMEIRA FOTO: RENATO CUSTÓDIO

Concha
– J DILLA – Jay Stay Paid [ Nature Sounds Records ]- ENVYDUST – Um [ Travolta Discos ]
– LAS PALABRAS QUEMAN – A Punto de Estallar [ Seven Eight Life ]
– CHALI 2NA – Fish Outta Water [ Decon Records ]
– REGGAE – The Definitive Collection: Songs of Freedom [ Music Brokers ]
– CONFRONTO – Sanctuarium [ Seven Eight Life ]

Colação de Grau
Alexandre Alvarenga (Belo Horizonte– MG), Gabriel Fernando (Rio de Janeiro – RJ), Cezar Augusto (São Vicente – SP) e Bruno Arruda (Guarulhos – SP)

Folheie digitalmente esta edição, clique aqui!