A pequena Rayssa Leal, de apenas 11 anos, venceu a etapa de Los Angeles da Street League Skateboarding e fez história ao se tornar a skatista mais nova a vencer uma etapa da liga. Local de Imperatriz, no Maranhão, era questão de tempo para Rayssa vencer um grande evento. Na etapa anterior, a vitória escapou por pouco. Mas não desta vez.
Destaque também para Pamela Rosa que andou muito e ficou com a segunda colocação. Letícia Bufoni não se encontrou na final e terminou na sexta colocação. Na semifinal, o Brasil ainda contou com nomes como Isabelly Ávilla(17ª), Gabi Mazetto (19ª), Marina Gabriela (23ª), Virginia Fortes Aguas (26ª) e Karen Feitosa (30ª), mas elas não conseguiram avançar.
No masculino, o também jovem Giovanni Vianna deu as caras em sua primeira vez na Street League, chegando pelas eliminatórias globais, como wild card, avançou por três fases e surpreendeu a todos chegando na final. Em sua última tentativa, Giovanni tinha a chance de melhorar sua colocação, mas errou sua tentativa e terminou a disputa na quarta colocação, o melhor entre os brasileiros.
O japonês Yuto Horigome mandou manobras técnicas para vencer, seguido por Maurio Mccoy e Vincent Milou. Carlos Ribeiro finalizou a final na quinta colocação e Kelvin Hoefler na sétima. O multicampeão do evento, o americano Nyjah Huston terminou em último.
Na semifinal, o skate do Brasil ainda teve Felipe Gustavo (13º), Tiago Lemos (20º), Lucas Rabelo (25º), Lucas Alves (26º) e Ivan Monteiro (27º), além de Lehi Leite e Luan Oliveira.
Fotos de Julio Detefon (CBSk):
A Street League é chancelada pela World Skate e conta pontos na corrida olímpica.
Confira a classificação completa das finais:
Feminino
1ª – Rayssa Leal (BRA) – 23.3 pontos
2ª – Pamela Rosa (BRA) – 22.8
3ª – Alana Smith (EUA) – 22.5
4ª – Aori Nishimura (JAP) – 22.1
5ª – Margielyn Didal (PHI) – 21.7
6ª – Leticia Bufoni (BRA) – 21
7ª – Alexis Sablone (EUA) – 16.3
8ª – Yumeka Oda (JAP) – 8.1
Masculino
1º – Yuto Horigome (JAP) – 35.7 pontos
2º – Maurio McCoy (EUA) – 34.5
3º – Vincent Milou (FRA) – 34.1
4º – Giovanni Vianna (BRA) – 32.6
5º – Carlos Ribeiro (BRA) – 29.7
6º – Sora Shirai (JAP) – 27
7º – Kelvin Hoefler (BRA) – 26.1
8º – Nyjah Huston (EUA) – 17.4
Brasil nos Jogos de Tóquio 2020
Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 skatistas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.
A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.
Assista aos vídeos das finais:
Feminino:
Masculino: