JOÃO KABEÇÃO

Nosso ex/eterno editor Marcelo Viegas presta sua homenagem a João Kabeção, skatista do Rio de Janeiro que faleceu acometido pela Covid-19:

.

Em novembro de 1989, a primeira foto de um blunt to fakie apareceu nas páginas de uma revista brasileira. Foi na extinta Overall (edição 16), executado pelo carioca João Kabeção, durante a 6ª Etapa do Circuito UBS, no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Isso não significa que tenha sido ele o primeiro brasileiro a dar a manobra, mas foi seguramente a primeira foto veiculada.

Overall edição 16

Ontem à noite, tantos anos depois de ver essa foto na Overall, tomei conhecimento do falecimento de João Kabeção, vítima da covid-19. Uma notícia que me encheu de tristeza, nesse turbilhão de dias sempre melancólicos e tensos. Lembrei daquela máxima que anda circulando pelas redes sociais, alertando que o drama ficará ainda mais severo quando as mortes ganharem nomes e rostos. É a proximidade da morte, que deixa de ser número para se transformar em luto, em consternação. Em resumo, como disse acima, muita tristeza.
.
Não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o João, mas acompanhei a sua trajetória pelas páginas das revistas da época, além das eventuais aparições televisivas (Grito da Rua, Realce). Eu era fã do Kabeção. Um skate contemporâneo, técnico e potente. No famoso campeonato do Pacaembu, sua primeira competição como profissional, a volta do João foi um sopro/soco de modernidade.
.
Em 2010, quando eu era editor da CemporcentoSKATE, tive a honra de mergulhar nos arquivos fotográficos do Wanderlei Mendes, onde encontrei uma foto do João na Copa Itaú de 1990, dando um belíssimo madollie, da rampa pro teto do carro. Foi uma alegria imensa ver essa foto publicada na edição 145, num papel bom, revelando a vivacidade de cada detalhe captado pelo Wanderlei, com aquele granulado incomparável da fotografia analógica. Como homenagem ao João, segue aqui uma foto dessa página.

Madollie, CemporcentoSKATE edição 145 (foto Wanderlei Mendes)

Além do madollie, resolvi também visitar outros momentos do João nas revistas dos anos 80/90: a capa da Skatin’, na mini da Urca; um disaster bem alto, na Copa Itaú (Skatin’, #12); um rock and roll na rampa reta, na Overall (#15); e dois registros do blunt no Pacaembu, na Skatin’ (#9) e na Overall (#16).
.
Obrigado, João. O seu skate foi gigante e você jamais será esquecido.

Skatin’ edição 11, maio de 1990

Overall edição 15

Skatin’ediçao 9

Skatin’ edição 12