LUCAS RABELO E A PREPARAÇÃO FÍSICA

Lucas Rabelo: Fs noseblunt. Foto: Julio Detefon

Preparação física é cada vez mais tema de relevância dentro do skate. Falamos com Lucas Rabelo, que vem trabalhando junto com a Care Club, em Porto Alegre, sobre os benefícios de se manter preparado para os desafios cada vez maiores e mais frequentes de quem divide o tempo entre filmar coisas na rua e campeonatos que exigem condição física primorosa.

 

O que mudou no seu skate depois que passou a levar a preparação física a sério?

Consigo andar de skate muito mais tempo e com muito mais força! Me sinto mais leve pra pular alto depois que comecei a fazer os treinos.

Você se sente mais seguro para correr riscos, sabendo que existe toda uma equipe comprometida com sua preparação e, caso algo dê errado, com a recuperação?

Com certeza, me sinto mais seguro durante os treinos e mais seguro ainda em saber que tenho os especialistas da Care com todo o suporte e dedicação! Grato demais por ter um time desse.

Tem alguma manobra específica que ficou mais “no pé” com a preparação?

Acredito que as manobras de mais impactos e 360.

O fisioterapeuta Dr. Anderson Dorneles detalha o trabalho na Care Club:

“Todo o trabalho com skatistas na unidade de Porto Alegre da Care Club começou por meio de uma parceria com um dos sócios, o Felipe Bergamini, que é Country Spots Manager na Red Bull e tem diversos contatos ligados ao skate.

A primeira skatista a entrar na Care Club foi a Gabriela Mazetto, seguido de Lucas Rabelo e Luan Oliveira, sempre buscando o trabalho de prevenção e recuperação criado especialmente para praticantes. Foi a partir daí que nos tornamos uma referência para o público da modalidade e diversos amadores começaram a procurar nosso serviço.

O trabalho feito na Care é específico e individualizado. É feita uma avaliação funcional e minuciosa com o escaneamento do perfil, entendendo assim a identidade do movimento e as demandas que o skate impõe, ou seja, as características específicas como salto, manobras, gestos. Além do trabalho preventivo e do acompanhamento interdisciplinar com a preparação física e nutrição da Care Club Porto Alegre, os processos de recuperação funcional nas lesões sempre visam devolver o skatista o mais rápido possível e de forma mais segura às atividades. O entendimento da biomecânica e gestual do esporte é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos funcionais.⁣⁣

Desenvolvemos assim a valência física do atleta, através de um sistema de manutenção periódica que inclui trabalho de recovery, liberação miofascial, exercícios específicos, tudo isso alinhado com o pessoal da preparação física e o treinamento funcional.

Ainda hoje a maioria dos atletas que procuram a Care Club chegam com alguma lesão, ou em busca de um trabalho de recuperação pós-operatório. As lesões mais comuns costumam atingir joelho, tornozelo e membros inferiores no geral.”

(Informações enviadas pelo fisioterapeuta Dr. Anderson Dorneles da Unidade da Care Club em Porto Alegre.)