LUIZ FRANCISCO É O PRIMEIRO SKATISTA BRASILEIRO EM TOQUIO 2020

Luiz Francisco, de 20 anos, é o primeiro skatista brasileiro com vaga garantida para a disputa da modalidade Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que tiveram sua data alterada de 2020 para 2021 por conta da pandemia do coronavírus.

Luiz Francisco , drop (foto Allan Carvalho)

As competições seletivas em 2021 ainda não começaram, mas as mudanças de calendário acabaram por confirmar a presença de Luiz na estreia do skate em Olimpíada. A CBSk esclarece como as mudanças garantiram sua participação: “O atual vice-campeão Mundial de Park garantiu matematicamente a vaga nesta terça-feira (11), a partir do anúncio da World Skate de que o Dew Tour terá mantida a pontuação de Pro Tour. Por conta do cancelamento do Mundial de Park de 2021, o Dew Tour será o último evento classificatório para o Park. A competição acontecerá de 16 a 23 de maio, em Des Moines (Iowa / EUA).

Com isso, a grande curiosidade acerca de quem serão os skatistas classificados pros Jogos começa a ser desfeita. Lembrando que o número máximo de vagas que o Brasil pode obter são 12 (park e street, masculino e feminino). Onze agora, já que o Skatista do Ano de 2018 no Troféu CemporcentoSKATE já garantiu, merecidamente, a sua: “A notícia que chegou hoje me deixou muito feliz. Foram três anos na correria, competindo, viajando. Realmente não foi fácil chegar até aqui. Tenho só a agradecer à Confederação, a CBSk, por ter me apoiado desde o início, à minha família, ao Leonardo Romeu, que é meu fisio, ao Leandro, que são pessoas que acreditaram em mim todos os dias. Não só cobrando e sim impulsionando a não desistir. Desde o início era uma coisa que eu queria. Querendo ou não, Olimpíada é o maior evento que temos de esporte no mundo. Então, fazer parte da primeira Seleção Brasileira de Skate, da primeira Olimpíada com skate, é um marco histórico. E conseguir ter assinado o meu nome nele é muito gratificante. Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever. Está difícil até raciocinar ainda. Mas é isso. Até lá agora é uma longa estrada e vamos buscar isso aí pra gente.”

Olimpíadas
A estreia do skate nas Olimpíadas será no dia 25 de julho (domingo no Japão), com o Street masculino, às 9h (horário do Japão) – sábado, 24/07, às 21h no Brasil. No dia seguinte (26/07 – segunda), no mesmo horário, será a vez do Street feminino – domingo, 27/07, às 21h no Brasil.

O Park fecha a participação do skate nos Jogos Olímpicos nos dias 4 (quarta no Japão / feminino – terça, 03/07, Brasil) e 5 de agosto (quinta / masculino – quarta, 04/07, no Brasil), também com início às 9h (horário japonês / 21h do dia anterior no Brasil).

Todas as disputas acontecerão no Ariake Urban Sports Park.