Luiz Francisco, de 20 anos, é o primeiro skatista brasileiro com vaga garantida para a disputa da modalidade Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que tiveram sua data alterada de 2020 para 2021 por conta da pandemia do coronavírus.
As competições seletivas em 2021 ainda não começaram, mas as mudanças de calendário acabaram por confirmar a presença de Luiz na estreia do skate em Olimpíada. A CBSk esclarece como as mudanças garantiram sua participação: “O atual vice-campeão Mundial de Park garantiu matematicamente a vaga nesta terça-feira (11), a partir do anúncio da World Skate de que o Dew Tour terá mantida a pontuação de Pro Tour. Por conta do cancelamento do Mundial de Park de 2021, o Dew Tour será o último evento classificatório para o Park. A competição acontecerá de 16 a 23 de maio, em Des Moines (Iowa / EUA).”
Com isso, a grande curiosidade acerca de quem serão os skatistas classificados pros Jogos começa a ser desfeita. Lembrando que o número máximo de vagas que o Brasil pode obter são 12 (park e street, masculino e feminino). Onze agora, já que o Skatista do Ano de 2018 no Troféu CemporcentoSKATE já garantiu, merecidamente, a sua: “A notícia que chegou hoje me deixou muito feliz. Foram três anos na correria, competindo, viajando. Realmente não foi fácil chegar até aqui. Tenho só a agradecer à Confederação, a CBSk, por ter me apoiado desde o início, à minha família, ao Leonardo Romeu, que é meu fisio, ao Leandro, que são pessoas que acreditaram em mim todos os dias. Não só cobrando e sim impulsionando a não desistir. Desde o início era uma coisa que eu queria. Querendo ou não, Olimpíada é o maior evento que temos de esporte no mundo. Então, fazer parte da primeira Seleção Brasileira de Skate, da primeira Olimpíada com skate, é um marco histórico. E conseguir ter assinado o meu nome nele é muito gratificante. Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever. Está difícil até raciocinar ainda. Mas é isso. Até lá agora é uma longa estrada e vamos buscar isso aí pra gente.”
Olimpíadas
A estreia do skate nas Olimpíadas será no dia 25 de julho (domingo no Japão), com o Street masculino, às 9h (horário do Japão) – sábado, 24/07, às 21h no Brasil. No dia seguinte (26/07 – segunda), no mesmo horário, será a vez do Street feminino – domingo, 27/07, às 21h no Brasil.
O Park fecha a participação do skate nos Jogos Olímpicos nos dias 4 (quarta no Japão / feminino – terça, 03/07, Brasil) e 5 de agosto (quinta / masculino – quarta, 04/07, no Brasil), também com início às 9h (horário japonês / 21h do dia anterior no Brasil).
Todas as disputas acontecerão no Ariake Urban Sports Park.