Caminhando na contramão de quase todo o mercado durante a pandemia do novo coronavírus, que enxuga equipes e reduz salários, a Social Skate, organização não-governamental fundada pelo skatista Sandro Soares “Testinha” e sua esposa Leila Vieira, acabam de anunciar um novo nome apoiado pela ONG. Trata-se de Cristiano “Nego Bala“, um dos nomes mais conhecidos do skate de rua de Brasília (DF), uma verdadeira instituição do skate nacional.

Agora na equipe da Social Skate, Bala se junta nomes como conhecidos como Mailton dos Santos, Gian Naccarato, Denis Silva e o amador Marcos Alexandre (mais conhecido como Gordim do Gueime).

Para que o público entenda melhor o conceito de uma ONG ter um time de skate, Testinha explica: “esse apoio se consiste através da parceria que estabelecemos com a Gol Linhas Aéreas, tendo assim condições de oferecer aos skatistas a possibilidade de viajarem para eventos e ações e levar a mensagem e exemplo da ONG por onde passam”.

A ONG Social Skate é um reconhecido projeto que completou 10 anos em 2020 e utiliza o skate como ferramenta de inclusão social e educação e sua história se cruza com a de “Bala” em janeiro deste. Testinha estava na Capital Federal para e realização de um evento. Lá ele encontrou com o velho conhecido Cristiano que foi escalado pelo organizador para atuar junto ao evento.

Durante aqueles dias, convivendo lado a lado, Sandro viu mais do que um skatista em Cristiano. Viu vontade dele em fazer o evento acontecer quando ele estava enxugando a pista após a chuva que insistia, outrora estava “manobrando” na área demonstrando seu “carteado” de manobras, fossem elas nas rampas, bordas e corrimãos, e, entre tudo isso, ainda conseguia tempo de orientar os mais novos.

Essa postura do Nego Bala chamou a atenção dos integrantes do time da ONG e na volta a São Paulo surgiu a ideia de convida-lo para integrar o time de skatistas da ONG Social Skate.

Porém, chegou a pandemia e os planos praticamente deram uma “parada”. Porém, com as coisas caminhando conforme o momento permitiu, a ONG fez o anúncio da entrada de Nego Bala à distancia. Foi montada uma cota de material e enviada junto a uma carta de boas-vindas com depoimentos de todo o time. A caixa foi para um amigo em comum, o Dennes Ferreira, videomaker local. Com tudo pronto, Testinha preparou a “surpresa” virtual e o resto fica pra história.

 

 

Confira o conteúdo da carta:

   “Cristiano “Nego Bala” admiramos seu skate há anos desde a época do Prorad (transmitido ao vivo na globo) lembro de você dando uns Benihana gigante apesar do seu pouco tamanho, sabemos de seu esforço e determinação para não só andar de skate mas estimular outras pessoas que querem andar de skate, as vezes as condições financeiras e da vida nos impedem de ajudar e de si ajudar e como no skate a vida às vezes nos derruba e coloca obstáculos enormes para superarmos ai como fazemos no skate é hora de ver o que deu errado , ouvir uma dica, corrigir um posicionamento e tentar de novo como fazemos no skate.

   Você meu amigo passou por tudo isso e assim como você nós do time Social Skate acreditamos no seu potencial e capacidade de superação e estamos enviando essa ajuda para você continuar andando de skate e o convite para entrar Oficialmente no time de skatistas da Ong Social Skate um time que não se resume a andar de skate e sim em ajudar o próximo através do skate.

   Caso aceite, bem-vindo ao Time Nego Bala! É um orgulho ter você conosco.

Sandro Testinha 

__________________________________

 

Depoimentos.

Denis Silva : “O segredo é acreditar que tudo vai dar certo, por quê vai! Bem-vindo Bala!”

Gordinho do Gueime : “Bora pro Gueime, Bala!”  

Mailton dos Santos : “O bom filho à casa torna bem-vindo Nego Bala!”

Gian Naccarato : “Bem vindo irmão , com certeza vai somar muito com toda sua experiência no skate e fora dele Que sua humildade simplicidade e Caro Cristiano “Nego principalmente seu brilho no olhar continue e nos contagie mais ainda. Tamo junto mano obrigado por fazer parte agora da Família Social Skate.”

 

Palavras do Nego Bala.

“Muito obrigado por concretizar esse sonho de fazer parte disso acompanho suas missões desde antes da Ong  ainda na época do projeto na Febem (atual Fundação Casa) de inclusão através do skate agradeço muito pelo convite , pela cota que eu nem estava esperando agradeço todos da Ong não só os skatistas mas a equipe e a galera que faz o dia dia ai acontecer o skate é tudo isso é amor , e muito poderoso, nem sei mais o que dizer de tanta emoção , tamo junto mais do que nunca agora

Chama no Tele………”

 

Confira abaixo a vídeo parte de Nego Bala lançada em 2017 em nosso canal: