No aniversário de 470 anos de São Paulo e 6 anos do Farol Santander SP, comemorado em 25 de janeiro de 2024, o Farol Santander SP conquistou um recorde inédito: ter a mais alta pista de skate em um edifício, certificada pelo Guinness World Records.
A Pista do 21, operada atualmente pela Rajas Skatepark conquistou o recorde de pista mais alta do mundo, superando a marca de 80 metros, atingindo 83,14 metros. Para garantir o recorde, o Farol Santander São Paulo submeteu uma extensa documentação ao Guinness World Records, que incluiu plantas e diagramas do edifício capturados a partir de vários ângulos para determinar com precisão a altura total da estrutura.
Além disso, foi fornecida uma planta do edifício vista de cima, destacando suas dimensões, e diversas documentações sobre o 21o andar incluindo medidas, cortes, vistas e diagramas detalhados do prédio, com uma análise minuciosa andar por andar. Para garantir uma avaliação completa, foram apresentados diagramas do terreno e detalhes do percurso entre o Hall e a Pista do 21.
Pista do 21
A Pista do 21 foi aberta no dia 25 de janeiro de 2022 e oferece sessões e aulas de skate individuais e coletivas mediante reservas por pelo site do Farol Santander São Paulo. A pista de skatelite foi construída com a mesma superfície utilizada nas maiores competições mundiais e tem aproximadamente 300 m2, com copings e cantoneiras de ferro, transições, wallrides, corrimões, palcos, caixotes, quarters e rampas com diversas alturas e inclinações.
Exposição Anatomia Skate
Sucesso de público e crítica, o Farol Santander São Paulo, continua em exibição com a exposição Anatomia Skate. Aberta em dezembro de 2023, a mostra permanecerá disponível para visitação até 24 de março de 2024 (domingo).
Sob curadoria de Cesar Gyrão, fundador da revista Tribo Skate, em 1991, a exposição apresenta mais de uma centena de itens relacionados a essa manifestação cultural que se tornou muito mais do que um entretenimento e estilo de vida, atingindo até o status de esporte olímpico.
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, já recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes e apresentou mais de 45 exposições nos eixos temáticos e imersivos.
Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, as atrações do Farol Santander ocupam 17 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar. No Mirante do 26, o visitante poderá apreciar deliciosos cafés por Mag Café, enquanto admira uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais. E do 5o ao 2o andar, no Espaço Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento à época como Banco do Estado de São Paulo. Na galeria do 4o andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo.
No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.
Outro espaço conectado a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28o andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.
Mais um diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do país, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas.
Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m2 decorado com elegante design, o Loft do 25 é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de evento. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.