Um final de semana intenso sob sol escaldante e sensação térmica acima dos 40°c. Esse foi o cenário das disputas da modalidade Park, no Skate Total Urbe (STU) ‘National’, em Criciúma (SC). Mesmo assim, o público presente não abandonou as arquibancadas, pelo contrário: um número muito grande de guarda-sóis cobria a área destinada ao presentes.

Independentemente do calor enl do horário das disputas, homens e mulheres entraram na área do Park para manobrar em alto nível, provando mais uma vez que o Brasil é o país de uma das cenas mais prósperas da modalidade.

Após disputas classificatórias, semifinais (sábado) e final (domingo), Raicca Ventura sagrou-se campeã no feminino e Luiz Francisco no masculino.

O evento valeu como primeiro etapa do ano. A organização informou que haverá mais uma etapa a ser definida e que as posteriores começarão a contar para o ranking 2022.

 

RAICCA SUPERA CHOQUE PARA VENCER.

A jovem skatista e promessa Raicca Ventura se superou para vencer o evento. Nas semifinais, após fazer uma volta muito boa -que a garantia a primeira colocação rumo à final, ela entrou na área de roll in e se chocou com Dora Varella. No choque Raicca levou a pior, bateu a cabeça e chegou a perder a consciência, sendo levada ao hospital, onde posteriormente foi constatada apenas uma fratura no pulso.

Ela correu a final no domingo com o braço engessado, o que não a impediu de manobrar. Muito pelo contrário, ela andou demais e se garantiu no alto do pódio aproveitando bem a pista com uma sequências de aéreos e grinds fluidos.

A segunda colocação ficou com Isadora Pacheco que também manobrou por toda a área.

Para fechar, a jovem Erica Leguizamon acertou sua linha e terminou na terceira colocação.

Favoritas em qualquer disputa, Dora Varella e Yndiara Asp, também participaram da final, mas não se encontraram bem com suas voltas. Além delas estavam na disputa Victória Bassi, Emily Antunes e Leticia Gonçalves que também elevaram o nível da final feminina com uma infinidade de manobras.

 

LUIZINHO VOA ALTO PARA VENCER

No Masculino, Luiz Francisco passou o final de semana todo voando, literalmente. Ele sequer deixou Criciúma, pois estava nas disputas do street que aconteceram no final de semana anterior, assim como seu irmão André.

Luizinho aproveitou demais a área toda, levantando o público com seus aéreos gigantes, além de uma sequência de flips, garantindo a vitória da etapa.

Na segunda colocação ninguém menos do que um dos skatistas mais alegres e divertidos de sua geração: Augusto Akio que mandou manobras técnicas que iam de aéreos extensos à nollies frontside tailsides, além de um 540 na volta.

Pra fechar o pódio, o jovem, porém  crescido Pedro Carvalho, que chutou seus concorrentes com seus judô airs no rainbow, além de manobras de giro e correndo muito pelos coping blocks.

O medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Pedro Barros preferiu se poupar e foi apenas prestigiar os amigos em Criciúma.

Além dos três primeiros, estiveram na final e representaram muito bem com ótimas manobras os skatistas Kalani Konig, Gui Khury, Murilo Peres, André Mariano e Matheus Guerreiro.

O Best Trick Oferecido pelo Banco BV aconteceu no sábado (22). Camila Borges e Joao Pedro (JP).

O evento foi encerrado com a apresentação da banda local SKATULA e com a discotecagem do DJ Tamenpi.

Foram quase dez dias na cidade catarinense cobrindo as duas modalidades, e que já deixa saudades em quem participou de tudo isso e muito mais.

Nosso muito brigado e até breve Criciúma.

Skatula (Foto: Cesar Gyrão)

Confira as fotos de Julio Detefon (CBSk/STU).

Em breve vídeo completo em nosso canal no YouTube.

Resultados finais:
Feminino

1 – Raicca Ventura
2 – Isadora Pacheco
3 – Erica Leguizamon
4 – Dora Varella
5 – Yndiara Asp
6 – Victória Bassi
7 – Emily Antunes
8 – Leticia Gonçalves

Masculino

1 – Luiz Francisco
2 – Augusto Akio
3 – Pedro Carvalho
4 – Kalani Konig
5 – Gui Khury
6 – Murilo Peres
7 – André Mariano
8 – Matheus Guerreiro