A maranhense Rayssa Leal conquistou, na manhã deste domingo (05), o título mundial de skate street do World Skate em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
Rayssa vem de um 2022 vitorioso, com vitória em todas as etapas da SLS, conquistando também o Super Crown da SLS em novembro.
Rayssa teve que mandar mais do que manobras para conquistar o título em Sharjah, uma vez que na quinta-feira, durante os treinos, ela sofreu uma queda e lesionou o punho direito. Mesmo sem constatação de fratura, ela reclamou de dores durante todo o evento, e mesmo assim avançou de fase até chegar a vitória mostrando manobras amadurecidas e muita vontade.
Quinta: Rayssa Leal sofre queda e machuca o braço 🤕
Domingo: Rayssa Leal é campeã mundial com proteção no braço 🥇😍
🎥 @Olympics pic.twitter.com/Ai4MhdE284
— Time Brasil (@timebrasil) February 5, 2023
Além de Rayssa, mais 3 adolescente lutaram pelo título. A australiana Chloe Covell foi a vice-campeã no alto de seus 12 anos de idade e com manobras de alto nível.
A campeã olímpica, Momiji Nishiya, 15, terminou na terceira colocação.
As demais brasileiras na final, Gabi Mazetto e Pâmela Rosa, que terminaram na sexta e oitava colocação respectivamente.
Masculino
A disputa masculina também estava com a barra de nível no topo. Kelvin Hoefler era o único brasileiro na final. O português Gustavo Ribeiro, que vinha da vitória do Super Crown da SLS em 2022, disputou o título manobra a manobra com o francês Aurelien Giraud, que terminou com o título.
Gustavo abusou de suas manobras no corrimão com variações de 360° Flip e Bigger Flip encaixando no corrimão. Giraud abusava de seus Hardflip Reverve e outras nas alturas. O terceiro lugar ficou com Ginwoo Onodera, japonês de apenas 12 anos, que mostra um novo estilo de manobras no skate street de competição, com manobras complicadíssimas, abusando de Flips e Double Flips.
Kelvin Hoefler, que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio (2021), acabou não conseguindo aplicar suas melhores manobras e terminou na quarta colocação. Mesmo assim, o guarujaense soma bons pontos para a corrida olímpica rumo à Paris (2024).
Este é apenas o segundo Campeonato Mundial de Skate Street organizado pela World Skate.
Modalidade Park
Na próxima semana tem início os treinos para as disputas da modalidade Park, com as eliminatórias femininas na quarta (08), e masculina na quinta (09). A semifinal acontece no sábado (11) e final no domingo (12).
O Brasil é muito bem representado com um contigente enorme de skatistas em sua delegação em ambas as modalidades e categorias.