Texto por Rafael Lardieri

No último sábado (28), amigos e familiares se reuniram na pista de skate da Anália Franco, na Zona Leste de São Paulo, para homenagear o skatista Marcos Tonioli de Farias, mais conhecido por Suco, vítima de um crime hediondo há dois meses, quando foi morto a tiros pelas costas pelo segurança de um posto de gasolina próximo a pista, enquanto andava de skate em uma área desativada do próprio posto, após uma discussão entre os skatistas e o segurança no local.

Além da homenagem, houve também competição de game of skate solo, na categoria Open, que contou com a participação de 16 skatistas. Houve premiação para os três melhores colocados e distribuição de brindes com o apoio de marcas de skate, além de show ao vivo com a banda Ressalva. Com as inscrições, foram arrecadados 20 kg de alimentos não-perecíveis por meio das doações dos atletas participantes e do público presente, que serão entregues à entidade de caridade AMIGOS PARA SEMPRE.

Kael Sartor, 23 anos, skatista local da pista de skate da Anália Franco e um dos organizadores do evento, afirmou que a união de forças dos grupos na organização e mobilização dos skatistas da região e amigos de Suco aconteceu naturalmente: “Todos queriam fazer algo de bom por ele (Suco). Por isso, foi uma união natural e que serviu para, além de realizar uma grande e bela homenagem, reivindicarmos por justiça, já que o criminoso se encontra foragido até o momento. Queremos que ele pague por tirar a vida de um inocente, ainda mais pela forma tão covarde como foi”.

A injustiça perante o caso é causadora de grande revolta para a família e para a comunidade geral do skate, já que dois meses se passaram desde a morte de Suco e o assassino não foi preso: “Até quando vamos morrer na mão de criminosos, da polícia ou de motoristas imprudentes? Não vamos aceitar que o Suco se torne apenas mais um na estatística”, disse Rafael Lardieri, outro organizador do evento, durante o cerimonial. “Se alguém aqui estiver pela competição ou qualquer outro motivo que não seja a homenagem ao Suco e pelo desejo de justiça, pedimos que vá embora”, completou.

A pista de skate da Anália Franco foi construída em 2015. O projeto não esteve em sua construção sob a devida orientação profissional e, de acordo com os skatistas locais, somente 1/3 do projeto original foi concluído. Nada ainda foi retomado pela prefeitura e a organização também cobrou por providências no dia do evento.

Em nota, a SKATER BOYS e o SKATE AFLORA, grupos organizadores do evento, agradecem a todos que participaram e contribuíram para a realização desta homenagem, desde os patrocinadores até o público que compareceu, além de se comprometer que seguirão adiante na cobrança por justiça e pela continuidade dos projetos para a cena do skate local.

Confira os resultados:

Game of Skate: 1º Fábio Martini (SP)

2º Alexandre Lucas “Chicó” (Poá)

3º Marcos Vinícius Goiaba (SP)

Realização: Skater Boys

Skate Aflora

Apoio: Sempre Skateboard

Skate Até Morrer

Narina

Insanos Skateboards

SPL

Semblante

Longsleeve Skateshop

Show Ao Vivo: Ressalva