A Anarquia!, uma das marcas mais originais dos anos 80, sempre se fez presente no imagético do skatista brasileiro, seja através de lançamentos pontuais, pelo adesivo grudado no armário ou por alguma lembrança boa de sessões pelas ruas. O lema “Ande e Entenda” é uma bela síntese do que é ser e se sentir skatista. Agora a marca retoma o seu maior clássico: as rodas DUM-DUM.
Além das rodas, a Lixa Anárquica, cortadas em formatos de setas e morcegos, outro símbolo do skate da época, está novamente disponível, em diversas cores.
Saiba mais sobre os lançamentos e o atual momento da marca:
Rodas de Skate DUM-DUM da Anarquia estão de volta! E com novidades!
As Clássicas Rodas de Skate DUM-DUM 67 foram produzidas ao final dos anos 80, em uma época marcada pela economia com índices inflacionários altíssimos, assim como a política brasileira conturbada: final da Ditadura Militar, movimento pelas Diretas já!, depois o Plano Collor, o impeachment. Coloque nessa receita uma proibição do skate nas ruas da maior capital do país.
Mesmo diante desse cenário complicado a Anarquia anunciou o lançamento das Rodas DUM-DUM 67, sendo considerado um marco para o skate nacional. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada por três anos tendo a palavra “resiliência” como conceito-chave, pois quanto maior a resiliência da roda, menor será a energia absorvida pela mesma em relação à superfície que entra em contato.
Relançamento da DUM-DUM 97A
Anos mais tarde a marca fez um relançamento das rodas DUM-DUM 97A, com várias cores e novo silk assinado pelo renomado e ilustre Billy Argel. Planejamos o relançamento das rodas DUM-DUM desde 2015, entre idas e vindas, estudos, novas pesquisas, e enfim conseguimos encontrar ótimos parceiros para essa nova fase da Anarquia. Juntamos a tecnologia na produção das rodas, a expertise da Anarquia e a colaboração do renomado designer Eduardo Fujihara¹.
Ande e entenda!
O lema “ande e entenda” vem de encontro a esse relançamento histórico das DUM-DUM 97A para relembrar boas músicas, bons encontros com amigos e claro, boas sessions de skate!
Por ser uma EDIÇÃO LIMITADA, as rodas foram produzidas numa quantidade limitada e numerada com selo holográfico 3D contra violação/garantia na tampa de um tubo plástico transparente. Além disso, a roda possui desenhos em ambos os lados, acompanha um adesivo exclusivo “silkado” da marca como dos anos 80 e um selo de Código de QR1.
Especificações técnicas das rodas DUM-DUM 97A:
Tamanho: 60mm ou 62mm
Dureza: 97 A
Largura: 33 mm (60) ou 40mm (62). Estampa clássica dos anos 80´s
Conteúdo da embalagem: 04 rodas; 01 adesivo silkado exclusivo; 01 selo papel-moeda com QR Code¹; 01 selo holográfico 3D anti-violação da embalagem.
Mas a Anarquia não voltou para ficar no conservadorismo!
As rodas DUM-DUM II chegaram no meio de uma Pandemia Mundial do Covid-19 em mais um cenário conturbado de crise, pra trazer uma alegria diante de tanta notícia triste e pra ser um novo marco para o skate, valorizando as marcas nacionais com sua qualidade e o total comprometimento com o skatista. E elas vieram para ficar!
O design das DUM-DUM II foi desenvolvido mesclando o DNA da Anarquia! com o estilo atual, onde foi dado destaque à mascote em formato de bala, dando a ideia de força, velocidade e garra. As rodas DUM-DUM II foram desenvolvidas e testadas por profissionais e skatistas que buscam o que há de melhor em material e tecnologia, sendo totalmente brasileira e com design exclusivo, marcando essa nova era do skate nacional.
Especificações técnicas das rodas DUM-DUM II:
Tamanho: 55mm ou 58mm
Dureza: 100 A
Largura: 33 mm. Estampa exclusiva da nova geração DUM-DUM II desenvolvida pelo designer e skatista Edu Fujihara²
Conteúdo da embalagem: 04 rodas; 01 adesivo silkados exclusivos; 01 selo de papel-moeda com QR Code¹.
Agora a conexão entre as relançadas rodas
A OldSchool DUM-DUM 97A possui sua mais nova e sucessora roda, DUM-DUM II para garantir muitos momentos que somente quem anda, entende!
O NOVO MOMENTO DA ANARQUIA!
Em uma conversa com Mauro Bioni ao final de 2014, Mauricio Cebola e Edu Tchintcha receberam uma proposta de levarem a marca adiante e em 2016 novamente tiveram o reconhecimento de como estavam conduzindo bem a marca pelo próprio fundador, o que os motivou a seguir em frente, pois estavam no caminho certo!.
Atualmente Edu Tchintcha lidera esse grande legado e responsabilidade que lhe foi concedido pelo visionário Mauro Bioni, de levar à marca adiante, com a alma do skate e a essência desse estilo de vida. O empresário com 49 anos é pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação onde atua até hoje. Skatista a mais de 30 anos, Vice-Campeão Brasileiro de Park na categoria Legend 2019, é casado com Taise Araújo de 43 anos, skatista, Vice-presidente da AFSK, Fisioterapeuta atuante em eventos de skate e atual Vice-Campeã Brasileira na categoria Grand-Master Feminino 2019. O casal Vice-Campeão Brasileiro com muito amor ao Skate realiza um trabalho incrível apoiando e produzindo eventos de Skate e, acima de tudo se divertindo juntos andando de skate.
Equipe Anárquica
Hoje temos verdadeiros “Skatistas de Alma” em nossa “Equipe Anárquica” que é composta por Victória Bassi aos 13 anos de idade, faz parte da Seleção Brasileira de Park e uma das favoritas para representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2021, Débora Badel, a primeira mulher negra a se profissionalizar no skate brasileiro, com toda sua representatividade na modalidade street, aos 30 anos compete o STU Street junto com as favoritas do Skate Brasileiro Feminino, Thierry Dias com seu estilo Oldschool único e criativo dá um show de skate onde passa, Jonas Matheus estilo técnico e manobras precisas e o mestre Tio Liba que aos 58 anos nos prova que pra andar de skate não tem idade, ele tem muito skate no pé e muita vitalidade sendo o Campeão Brasileiro de Park na categoria Vintage 2019. “Campeão Brasileiro de Park na categoria Vintage 2019 e também não esquecer da Jessica Santos, Pietra Doná e Dinho Rejani. Em tempo: sempre que se fala em skatistas da Anarquia!, não podemos deixar de citar Wilson Rosa, um dos principais skatistas do fim do anos 80 e que era também conhecido como “Neguinho da Anarquia!”

Deborah Badel, frontside feeble

Thierry Dias

Vitoria Bassi
Desenvolvendo novos conceitos
De acessórios para o skate como o rail-slider ou grabbers como é mais conhecido aqui no Brasil com encaixes que poderiam combinar com diversas cores. Lixas Coloridas de Setas, Morcegos e da logo Anarquia com cortes precisos para destacar e usar a criatividade do jeito que desejar.
A família Anarquia preserva a principal essência do Skate e fazemos de tudo para que ela não morra: a DIVERSÃO!
(1) QR Code: basta apontar a câmera do celular para a imagem e uma página exclusiva será aberta para você. Alguns aplicativos de leitura de QR Code podem ser necessários em determinados tipos de aparelhos celulares.
(2) Eduardo Y. Fujihara. Nascido em 1962 no ABC Paulista – Santo André, mas em 1977 se mudou para Bauru onde começou a andar de skate a andou até o final dos anos 80. Formou-se em Design Gráfico/1996, voltou para a capital paulista, onde trabalha até hoje na área de Design. Em 1999 voltou a andar de skate, porém optou pelo longboard e, desde então, não parou mais. Anda em pistas e faz slalom, conquistando 3 títulos brasileiros (2014, 2015 e 2018) e 1 paulista (2018). Para ele, além do prazer de andar, o melhor do skate são as grandes amizades que fazemos. Devido aos amigos skatistas, acabou fazendo diversos trabalhos relacionados ao skate. Mas considerou o projeto das rodas DUM-DUM 97A e Dum-Dum II da Anarquia! um dos maiores e mais importantes desafios do trabalho. Acompanhem as produções no Instagram: @fujihara.dg
Texto: Eduardo Tchintcha adaptado por Badeco Dardenne e Taise Araújo
Fotos: Allison de Carvalho e Kabé Rossi
maiores informações em nosso site www.anarquiaoficial.com.br e instagram: @anarquiaoficial
Hashtags: #rodasdumdum #dumdum #andeeentenda #anarquiaoficial #llinhaanarquica #anarquiadumdum #rodasdumdum #dumdum97a #dumdumII #rodasdumdumII @anarquiaoficial @linhaanarquica