Já está disponível no Youtube o documentário ‘Say Nuttin‘, filme que teve pré-lançamento na festa da Sigilo e da adidas Skate Copa Classic, no centro de São Paulo, no mês passado. 

A mensagem principal do filme é que, na cena underground do skate e da música, não é preciso dizer muita coisa para que haja uma conexão. Quem vive o rolê do rap e do skate consegue se conectar com outras pessoas parecidas em qualquer lugar do mundo. “Say Nuttin”, não fale nada, só cola!

Com produção da Ceia Ent e direção de Rasputines, o documentário mostra o skatista Rodrigo TX ao lado dos MCs de Grime Fleezus e Febem em uma viagem para Londres, que aconteceu em outubro/19, na qual colaram para conhecer alguns picos undergrounds na Terra da Rainha e encontrar os rappers e skatistas que são destaque na cena por lá.

Antes da viagem Febem, Fleezus e o produtor musical Cesrv juntaram ideia, REFS e produziram um EP que mistura funk e grime para levar na bagagem e apresentar para o pessoal em Londres. Plano realizado com sucesso: várias parcerias e intercâmbios acabaram acontecendo, faixas inéditas, cypher na Red Bull UK, gravações de videoclipes e entrevistas em rádios tradicionais locais, entre outras aventuras.

Skate, sigilo, futebol e cerveja

Rodrigo TX é um embaixador do skate brasileiro, já abriu portas para gerações de skatistas que querem tornar real o sonho de uma carreira internacional.  Com seu sorriso largo, ele é bem recebido onde quer que chegue, sem precisar falar muito, e a mesma coisa acontece com seus amigos.

Até para o povo londrinho, que tem fama de fechado e desconfiado, ao lado de TX a recepção parece coisa de família.

Foi assim para Fleezus e Febem, os dois MCs nunca tinham feito uma viagem internacional e foram para a Inglaterra a convite de TX para vivenciar essa conexão. Há quem diga que mesmo sem dominar inglês, Fleezus e Febem não sentiram dificuldade nenhuma, era abrir uma cerveja ou falar de futebol com o povo local que todos se entendiam.  

Grime é como se chama o rap feito em Londres. No Brasil, Febem e Fleezus são destaques nesse estilo há algum tempo e faltava ir até as origens do ritmo, conhecer melhor suas referências e fincar a bandeira verde-amarela por lá!

O filme de 30 minutos tenta mostrar essa intensa semana de conexões.  Há depoimentos dos artistas brasileiros Febem, Fleezus, e dos MCs londrinos Blue Canarinho, Jpntm, PK Braco, Lordie e M.I.C, além dos skatistas da marca de skate Palace, Benny Fairfax, Austin Brixton e, é claro, Rodrigo TX, sempre dando a palavra no decorrer do filme.

O resultado dessa viagem, desses encontros que aconteceram por lá está documentada no filme Say Nuttin.  A conclusão? O underground é igual em qualquer lugar.

Assista aqui: