No último dia 30 de abril, Davison Fortunato, skatista e empreendedor social, compartilhou sua experiência na Universidade de São Paulo (USP) durante o 1º encontro “Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL segundo a visão da UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais”.
Ao lado de outros influentes agentes de transformação social, Davison foi convidado para destacar seu trabalho no âmbito do skate, incluindo iniciativas como o Skate Jam Suzano, um campeonato que busca desenvolver talentos, oferecer oportunidades para novos skatistas e fomentar o intercâmbio cultural. Ele também é o idealizador do Amazing AM, um evento amador de skate street que leva a cultura do skate para locais com acesso limitado, oferecendo generosas premiações e deixando um legado de pistas revitalizadas. Outra de suas criações é o Girls Skate Jam, um campeonato exclusivamente feminino que celebra o skate praticado por mulheres em todas as suas formas, desde atletas até fotógrafas.
O evento também aborda o lançamento do programa CIDADES MIL pela UNESCO, cujo objetivo é integrar tecnologias inovadoras de forma ética para atender às necessidades municipais e alfabetizar a sociedade nesse novo contexto híbrido entre o mundo real e o digital. O encontro visa debater ideias para tornar as cidades mais humanizadas e combater as desigualdades urbanas, contando com a participação de nomes como Luiza Trajano, CEO do Magazine Luiza, Paula Lima, cantora, e Rosana Hermann, jornalista e roteirista de TV, entre outros convidados de destaque.
O evento é uma iniciativa do Programa de Integração da América Latina e do Caribe da USP (PROLAM-USP), em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), o Grupo Internacional de Pesquisa Criatividade, Inovação, Comunicação, Marketing e Cidades da USP (CRIARCOMC) e a UNESCO MIL Alliance.