Este ano, o Criança Esperança, projeto da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Rede Globo, uniu-se à ONG Sou da Paz para construir um espaço de cultura, esporte e lazer em uma das áreas mais carentes da capital paulista: o Jardim Ângela, zona sul da cidade. Nele inseriram o skate. O primeiro passo foi viabilizar a construção de uma mini rampa, e o segundo foi fazer uma demonstração e um workshop. Essa segunda parte foi realizada no dia 13 de outubro pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate), em comemoração ao dia da criança (12).

Taro e crianças do projeto

Márcio “Tarobinha” esteve no evento. Na quadra, com alguns obstáculos de madeira, foi muito aplaudido. Em seguida, o presidente da CBSK, Alexandre Vianna, juntou a galera local e falou sobre a importância de montar uma associação na área, para cuidar do local. “O Jardim Angela é um ponto muito distante e carente da cidade. Os skatistas do lugar têm que enxergar esse espaço do Sou da Paz como sua casa. É o envolvimento deles que vai garantir a continuidade do skate no projeto”, afirmou Vianna.
O Sou da Paz pretende, em conjunto com a associação que será formada, montar uma escolinha de skate e pequenos campeonatos para incentivar os praticantes locais. Para a escolinha, a marca Crail já doou cinco skates.
Iniciativas como essas são importantes pela sua função social. O skate, no caso, traz esperança e objetivos para a molecada moradora de uma das regiões mais perigosas e sem perspectivas de vida de São Paulo.

Taro cedendo entrevista para a Rede Globo

Tarobinha durante a apresentação no Jardim Ângela, em SP