A skatista Helena Laurino, de apenas 11 anos, fez história hoje (01), nas quartas de final do Pro Tour de Park, evento realizado em Dubai, ao acertar o McTwist, se tornando a primeira skatista brasileira a completar a manobra durante uma competição internacional.

O momento foi registrado pela CBSk e publicado no X (antigo Twitter) e ela parece não acreditar no feito (veja abaixo). O McTwist foi inventado pelo lendário skatista estadunidense Mike McGill em 1984 e consiste em um giro de 540° segurando de mute grab).

A pequena Helena Laurino faz parte da Seleção Brasileira Júnior de Skate e integra a equipe de 33 nomes que viajou aos Emirados Árabes Unidos. Apesar da manobra, Helena não alcançou os pontos necessários para se classificar para as semifinais, assim como outra brasileira Fernanda Tonissi. Uma das mais experientes, Yndiara Asp se machucou nos treinamentos durante a semana e não conseguiu competir. A única brasileira a avançar para a semifinal foi a local de Florianópolis Isadora Pacheco.

Há poucos meses, Helena acertou a manobra pela primeira vez durante os treinos no half-pipe do Tietê, em São Paulo, que havia sido recém inaugurado (relembre aqui) na ocasião.

Ela com certeza tem um futuro promissor no skate e, dentro de alguns anos provavelmente estará na seleção principal.

Masculino

Nas disputas da categoria masculina, Augusto Akio, Pedro Barros, Luiz Francisco, Pedro Carvalho e Pedro Quintas, se classificaram para a semi que acontece no sábado (02).

Também representaram o Brasil, mas não avançaram, os skatistas Kalani Konig, Héricles Fagundes e Dan Sabino.