O segundo dia de sessões de treino nos Jogos Pan-Americanos começou com frio para o Park feminino. O sol apareceu no final da manhã, com o Park masculino na pista, e permaneceu nos trabalhos que seguiram com o Street feminino e masculino, respectivamente.

Em Santiago (CHI), as disputas do skateboarding acontecem com final direta no final de semana. A Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional, receberá o Street no sábado (21) e o Park no domingo (22). As quatro finais serão transmitidas ao vivo no YouTube pela Cazé TV (veja o cronograma completo abaixo).

“A gente chegou de domingo para segunda. Foi um pouco cansativo porque a gente chegou bem tarde e teve que se alimentar e arrumar o skate. No outro dia nosso treino era às 9h da manhã. Então ontem foi mais para reconhecer, sentir as rampas. E hoje já foi um treino mais específico. De colocar a linha no lugar. Hoje foquei um pouco mais na linha e amanhã vou focar em algumas manobras e também nas tricks soltas. Porque aqui também são duas voltas e cinco manobras. Está sendo irado”, destaca Pâmela Rosa.

No total, o Brasil conta seis skatistas em solo chileno: Gabryel Aguilar, Lucas Rabelo, Pâmela Rosa e Rayssa Leal no Street; e Augusto Akio e Raicca Ventura no Park.

O formato do Street será 2 voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra, com a nota final sendo composta pela melhor volta e pelas duas melhores manobras.

No Park, serão três voltas de 45 segundos, valendo a volta de melhor nota.

“A pista é um pouco diferente. O flow dela tem que pensar bem. Tem que tentar encaixar com calma. Ainda bem que a gente tem mais dois dias de treino para poder nos adaptarmos melhor. Mas tem um corrimão grande que é onde eu gosto bastante de andar. Então posso dizer que eu gostei da pista sim e que tem algumas coisas boas para soltar”, comenta Lucas Rabelo.

“A pista é muito boa. É completa. Tem todos os obstáculos que têm em todas as pistas. Eu gostei. Me identifiquei com a pista. Ela é alta. Tem parte baixa também. É perfeita. Acho que já estou com a minha linha. Só falta executar algumas partes”, destaca Raicca Ventura.

A definição dos nomes que representam o skateboarding nacional teve como base o ranking mundial olímpico e o Pan-Americano Júnior, em 2021.

Pelo ranking, garantiram vaga para os Jogos Pan-Americanos os melhores brasileiros (4 vagas no total – 1 para cada modalidade e categoria) em 5 de julho. Até essa data, o ciclo para Paris 2024 contou com três disputas no Street (Pro Tour – Roma-ITA 2022 e 2023 e Mundial de 2022 – Sharjah-EAU, em janeiro de 2023) e duas no Park (Mundial de 2022 – Sharjah-EAU, em janeiro de 2023, e Pro Tour de San Juan-ARG).

No atual ciclo olímpico, Rayssa Leal se tornou campeã mundial de Street em Sharjah (EAU) e Gabryel Aguilar segue como um dos grandes nomes da nova geração, garantindo ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023. No Park, Augusto Akio se sagrou vice-campeão mundial em Sharjah (EAU) e Raicca Ventura foi a terceira colocada no Pro Tour de San Juan (ARG).

“É a primeira vez (que venho para o Chile). Isso é uma coisa que eu gosto nos campeonatos. Lugares novos, amigos novos de vários países. Várias línguas diferentes”, afirma a brasileira.

A skatista também comenta como está sendo a experiência dentro da Vila. “A gente come juntos, socializa com os gringos também dos outros países. A hora de comer é a hora mais legal. Você até fica trocando os pins. Estou cheia de pins de outros países. Você vê todos os países lá comendo e você comendo com o seu país. É muito da hora. É muito diferente para mim porque não fui para as Olimpíadas. Então é legal porque é uma preparação também para as Olimpíadas. É legal estar com todos os países e você também vê os brasileiros de outras modalidades e outros esportes. Fico pensando: Nossa! Nas Olimpíadas deve ser muito legal”.

Além dessas quatro vagas, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo asseguraram lugar no Pan ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021 – só houve disputas de Street na competição.

“É uma sensação de orgulho. Entro na Vila e olho ao meu redor. Todos os prédios com cada país. As pessoas uniformizadas. Às vezes é até difícil de ver quem é quem, de qual esporte que é. E também tem pessoas que a gente conhece por nome, por conquistas e talento. Então é uma sensação muito única. Orgulho de fazer parte de todos eles e viver essa sensação pré-olímpica ou num estilo olímpico”, completa Lucas Rabelo.

Comissão técnica

Em solo chileno, os brasileiros contam com o suporte de Bernardo Villano, gerente de Seleções e chefe de equipe, Edgard Pereira Vovô, consultor técnico do Park, Rogério Manosa Mancha, consultor técnico do Street, Aliso Paz, fisioterapeuta do Park, Carlos Barreto, fisioterapeuta do Street, Julio Detefon, coordenador técnico.

Pódios do skateboarding brasileiro na cena olímpica

Além das três medalhas de prata em Tóquio (Kelvin Hoefler e Rayssa Leal no Street e Pedro Barros no Park), o skateboarding brasileiro soma medalhas em todos os eventos* da cena olímpica disputados até aqui: dois ouros (Pâmela Rosa e Lucas Rabelo) nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021; ouro (Gabriela Mazetto), prata (Carla Karolina) e bronze (João Lucas Alves) nos Jogos Sul-Americanos 2022; ouro (Virginia Fortes Aguas) e bronze (Matheus Teixeira) no Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022; e dois ouros (Gabriela Mazetto e Gabryel Aguilar) e duas pratas (Carla Karolina e Eduardo Neves) nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023.

Obs.: só houve disputas de Street.

Cronograma dos Jogos Pan-Americanos

Quinta (19)
9h às 11h – Treino Street feminino
11h às 13h – Treino Street masculino
14h às 16h – Treino Park feminino
16h às 18h – Treino Park masculino

Sexta (20)
9h às 11h – Treino Park e Street feminino
11h às 13h – Treino Park e Street masculino

Sábado (21)
10h às 11h – Treino / aquecimento – Street feminino
11h às 12h – Final Street feminino
12h30 às 13h – Cerimônia de premiação
13h às 13h45 – Treino Park feminino
13h45 às 14h30 – Treino Park masculino
15h30 às 16h30 – Treino / aquecimento – Street masculino
16h30 às 17h30 – Final Street masculino
17h30 às 18h – Cerimônia de premiação

Domingo (22)
10h às 11h – Treino / aquecimento – Park feminino
11h às 12h – Final Park feminino
12h30 às 13h – Cerimônia de premiação
15h30 às 16h30 – Treino / aquecimento – Park masculino
16h30 às 17h30 – Final Park masculino
17h30 às 18h – Cerimônia de premiação
Fotos de Julio Detefon:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a Confederação Brasileira de Skateboarding

Fundada em 6 de março de 1999 para encarar os desafios do presente e do futuro do skateboarding, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) é responsável pela regulamentação e gestão do skateboarding como esporte no Brasil.

 

A entidade comemora mais de 20 anos de crescimento e evolução. E segue ainda mais forte e estruturada no objetivo de criar sempre mais oportunidades para os skatistas brasileiros!

 

Acesse www.cbsk.com.br para mais informações.