O street foi o responsável pelo marco histórico do skate na maior competição esportiva. Os japoneses e japonesas, competindo em casa, dominaram a competição e venceram, com Yuto Horigome e a jovem Momiji Nishiya.
A disputa ocorreu no formato consagrado na SLS (2 voltas de 45 seg + 5 melhores manobras, com as 2 piores notas descartadas). Yuto, após duas voltas discretas, se garantiu com cinco manobras altamente pontuadas, enquanto Nishiya, aos 13 anos, foi constante ao longo de toda a final.
Kelvin Hoefler inaugurou o quadro de medalhas do Brasil nos jogos, com um merecido segundo lugar, superando uma queda séria no dia anterior à competição. Colocou nas linhas manobras incomuns e acertadas frequentemente (frontside nollie fakie smith 180 out, por exemplo) e mostrou a já conhecida habilidade na seção maior e mais alta da área.
Rayssa Leal, que por tamanha naturalidade parece estar disputando nada, conquistou a prata e, durante toda a final, esteve muito perto do ouro, liderando em diversos momentos. Frontside feeble e flip frontside rockslide foram algumas de suas escolhas certeiras, que a colocaram como a mais jovem medalhista olímpica brasileira. Além das três primeiras, vale citar a presença de Alexis Sablone.
Felipe Gustavo foi sorteado como o primeiro skatista da primeira bateria e, com isso, foi o primeiro a competir na história dos jogos. O fator surpresa se fez presente, com o sétimo lugar de Nyjan Huston e a não presença de Pâmela Rosa e Letícia Bufoni nas finais, fatos que tornam evidente a subida de nível ocorrida em ambas as categorias, já que os três apresentaram seu skate habitual, de altíssimo nível, porém sem alcançar a pontuação necessária para melhores colocações.
Impossível não destacar o peruano Angelo Caro e a filipina Margielyn Didal, que, além de manobras, aproveitaram o momento único par através de gestos marcantes, expressar o companheirismo e diversão que tanto significam no skate, mesmo dentro de uma competição.
RESULTADO FINAL STREET FEMININO:
1. Momiji Nishiya
2. Rayssa Leal
3. Funa Nakayama
RESULTADO FINAL STREET MASCULINO
1. Yuto Horigome
2. Kelvin Hoefler
3. Jagger Eaton