Radicado em Los Angeles (EUA), o skatista profissional Willian Truta é conhecido por suas manobras potentes e também pelas suas palavras certeiras.

Agora Truta envereda também para o lado literário e acaba de lançar seu livro intitulado ‘Grinduation’. Nele, Willian aborda a sua própria metodologia, criada e aprimorada ao longo dos anos como ‘instrutor’ de skate, como ele gosta de frisar em detrimento ao termo ‘professor’.

Mas o livro tem muito mais e faz uma espécie de ode a tudo o que compõe o skate como o conhecemos e explica a cultura, a linguagem, os materiais e suas medidas, os vídeos e picos clássicos, além de trazer fatos históricos que envolvem a moda e tudo que concerne ao universo do skate sob a perspectiva e bagagem do autor.

Além desses aspectos, segundo Truta, antes de sair do Brasil, discriminação racial em sua cidade natal (Maringá / PR), além de represálias e outras dificuldades fizeram com que ele concluísse que precisava fortalecer sua formação intelectual como forma de defesa e blindagem.

Truta deixa claro que a literatura o ajudou a lidar com a sociedade e os seus preconceitos. E assim, lendo para se fortalecer mentalmente, surgiu a ideia de lançar o seu próprio livro, mas que ficou guardada em sua mente até este ano quando conseguiu finalizar e lançar a obra estruturada que – como já citado no começo desse texto – apresenta a sua metodologia de ensino, e os aspectos relativos ao convívio do skatista na sociedade.

Grinduation’ é um guia definitivo para quem está entrando em contato com o universo do skate e está disponível em algumas skateshops selecionadas no Brasil e também no Mercado Livre (físico) e na Amazon (kindle).