No último domingo, dia 20 de maio, Yndiara Asp e Pedro Barros confirmaram o favoritismo e não deram chance para os outros competidores. Diante de um SkatePark da Costeira completamente lotado, os dois skatistas, que fazem parte da seleção brasileira de skate, levantaram o público e conseguiram as melhores notas da disputa. Yndiara levou 81.00, enquanto Pedro venceu com 87.00.

O STU Qualifyng Series faz parte do calendário do Circuito Brasileiro que conta pontos para o ranking brasileiro que formará a seleção brasileira de skate em 2019.

Na disputa feminina, a briga ficou entre Yndiara Asp e Dora Varella. Após uma primeira volta de altíssimo nível feita por Yndiara, Dora equilibrou a disputa com uma terceira volta quase perfeita. No fim, melhor para Yndiara que levou 81.00 contra 80.00 de Dora.

“Eu e a Dora somos amigas, a gente sempre quer que a outra acerte e os juízes decidem quem foi a melhor. Hoje fui eu, amanhã pode ser ela e isso só acrescenta para o alto nível do skate. Foi demais sentir a vibe da galera e contar com a casa cheia para prestigiar nosso skate”, disse a campeã, que ainda revelou a estratégia que traçou para esse campeonato.

“Eu procurei fazer uma linha com manobras que para mim são difíceis. Então treinei bastante durante a semana, para que tudo desse certo hoje. Eu gosto de a cada volta poder mudar ou acrescentar alguma coisa, então essa foi minha estratégia. Não consegui acertar a última volta, quando arrisquei bastante, mas estou muito feliz por ter dado certo na primeira e ter conseguido a melhor nota”.

Já no masculino, mesmo sentindo uma lesão no pé esquerdo, Pedro Barros levou o público ao delírio ao acertar um 540 perfeito. A manobra rendeu uma nota 87.00 na segunda volta.

“A energia que eu recebi aqui fez toda a diferença. O carinho e o cuidado da galera fazem a gente esquecer lesão e conseguir a melhor performance. Tive pouco tempo de treino, o que com certeza dificultou, mas fazer parte de uma final dessa com os caras que são meus amigos e na minha cidade me ajudou muito. Então isso foi fundamental para conseguir a melhor nota hoje”.

A etapa de Park de Santa Catarina é a primeira de um total de quatro que serão disputadas ao longo de 2018 e que pontuaráão para o ranking brasileiro. Após as quatro etapas, os oito melhores skatistas no feminino e masculino estarão automaticamente classificados para a disputa do Oi STU Open, em novembro, no Rio de Janeiro, que contará com pontuação dobrada. Após todas as cinco etapas, os três atletas melhor ranqueados, mais um selecionado pela CBSk, formarão a seleção brasileira de skate em 2019.

O STU Qualifying Series marca a junção do Calendário Brasileiro de Skate com a plataforma Skate Total Urbe (STU), numa parceria da Rio de Negócios com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk). O STU QS etapa Santa Catarina, conta com o apoio Vans, parceria da Layback Beer, Dropdead, Trasher, faculdade CESUSC e OUT Brazil, além do apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, da Federação Catarinense de Skate (FCSKT) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Resultados finais:

Feminino

1-      Yndiara Asp – 81.00

2-      Dora Varella – 80.00

3-      Isadora Pacheco – 77.33

4-      Camila Borges – 75.67

5-      Emily Antunes – 70.00

6-      Leticia Gonçalves – 69.00

7-      Deise dos Reis – 68.00

8-      Vitoria Bassi – 66.00

Masculino

1-      Pedro Barros – 87.00

2-      Vi kakinho – 82.67

3-      Hericles Fagundes – 82.33

4-      Murilo Peres – 79.67

5-      Pedro Carvalho – 78.67

6-      Micael dos Passos – 77.00

7-      João Vitor (Bito) – 77.00

8-      Luizinho Francisco – 70.67

Alterações no calendário:

Após a definição do calendário internacional, as datas iniciais do STU Qualifying Series sofreram algumas alterações. Segue abaixo o calendário atualizado:

STREET: 16 a 18 de março – Rio de Janeiro/RJ (já realizada)

PARK: 18 a 20 de maio – Florianópolis/SC (já realizada)

STREET: 27 a 29 de julho – São Luís/MA

STREET: 10 a 12 de agosto – São Paulo/SP

PARK: 17 a 19 de agosto – São Paulo/SP

PARK: 21 A 23 de setembro – Brasília/DF

A CONFIRMAR: última etapa de Park e Street (local e data a confirmar)

OI STU OPEN: 14 a 18 de novembro – Rio de Janeiro