Zonzo, novo vídeo de Murilo Romão

O novo vídeo do skatista profissional Murilo Romão, junto ao coletivo Flanantes, será lançado em São Paulo no próximo dia 15 de maio. Intitulado Zonzo, o filme segue semelhantemente a linha dos projetos anteriores ( Flanantes, Derivas, Situacionistas, Sob a aparente desordem e Deambulações).

Assim sendo, Zonzo também tem o intuito de abordar a relação do skatista com o seu espaço, no entanto, desta vez é inspirado em uma das questões chaves do livro Walkscapes: o caminhar como prática estética, do italiano Francesco Careri.

Ele usa o termo baseado em uma expressão comum na Itália; “andare a zonzo“, que significa passear, andar, perambular e etc.

O flâneur Murilo Romão

andare a zonzo“, que significa passear, andar, perambular e etc.

Careri -que recentemente esteve no Brasil- vai além e disseca a questão: Ele compara o termo a uma cidade inconsciente e imaginaria e correlacionando-o a uma maneira de transitar, se perdendo, experimentando a cidade e transgredindo.

O skatista de rua age exatamente da mesma maneira ao mesmo tempo se perdendo para encontrar novos picos skatáveis que possam render uma boa imagem ou mesmo a satisfação primária do acerto da manobra.

Matéria sobre o Zonzo na edição 213, em breve nas ruas.

Murilo se tornou uma espécie de embaixador do tema ao correlacionar o skate de rua com tais movimentos e teorias de experiências urbanas. E sua bagagem é grande para tal. Os vídeos anteriores foram idealizados a partir de ideias presentes em livros de autores como Paola Berenstein Jacques, Jane Jacobs e João do Rio.

Todos esses escritores teorizaram principalmente a crença de que os indivíduos devem construir as situações de sua vida no cotidiano, explorando seu potencial de modo a romper com a alienação reinante e obter prazer. Boa parte embasada no situacionismo, movimento europeu de crítica social, cultural e política que reúne poetas, arquitetos, cineastas, artistas e outros profissionais.

A premiere de Zonzo acontece no Bar Kingston, em Pinheiros (SP), a partir das 19hs, com uma exposição de fotos do fotógrafo Moisés da Silva, o “Moiza”.

É provável que posteriormente Murilo divulgue outras exibições conforme forem oficializadas. O vídeo estará em breve online no canal do skatista. A arte e efeitos gráficos do vídeo, mais uma vez, são de André Porto. 

 

Veja o teaser abaixo, que vem como uma simbologia no Dia do Trabalho/Trabalhador: