Edição 136 – Ano 14

:CAPA::
Otávio Neto e um impressionante backside disaster. Foto: Renato Custódio

:: Matérias Principais ::

PAULO PIQUET – O SKATE IMITA A VIDA
Paulo Piquet é o exemplo clássico do skatista de rua. Aquele que bate o tail e vai à luta, sem perder tempo queixando-se de adversidades ou pensando se algo é ou não possível. Talvez por isso tenha obtido respeito daqueles que reverencia e daqueles que o reverenciam. E a vida não é muito diferente de uma boa sessão de street, não é mesmo?
Entrevista Douglas Prieto

Paulo Piquet
22 anos, 11 de skate
São Paulo (SP)
Patrocínios: Black Sheep e Foton

Qual o segredo do pop?
Bater forte o tail e encolher as pernas! Alguns shapes nacionais pesam mais que os gringos, exigem mais força pra fazer subir. Você pega um shape de maple, é outro pop, sobe bem mais fácil, mas basicamente é isso.

Leia matéria de Paulo Piquet na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

SINTA-SE BEM COM PATRICK VIDAL 
Encontrar o que realmente se gosta de fazer, e conhecer-se de tal forma a ter a noção exata do que é preciso para evoluir, é uma vantagem competitiva das mais importantes. Mais até do que habilidade ou conhecimento, encontrar seus próprios fins e meios é a forma mais sábia de estar perto daquilo que deseja ser. Patrick Vidal sabe onde ir, e está na trilha certa pra chegar lá
Texto Douglas Prieto e Fotos Atilla Chopa

Patrick Denis Vidal
20 anos, 9 de skate
Canoas (RS)
Patrocínios: ÖUS e Naipe

Vamos falar de um skatista de Canoas, cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, que desde cedo encontrou no skate seu objetivo principal. Patrick Vidal percebeu que seu caminho para o crescimento seria viajar, levar seu skate a outros lugares, estando próximo de amigos que o influenciassem de maneira positiva, mantendo sempre alto nível de excitação acerca de tudo que envolve ser skatista. Feito isso, restou andar de skate na trilha que o leva a seus objetivos.

Leia matéria de Patrick Vidal na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

TOMMY GUERRERO VEM AO BRASIL

Um dos pioneiros do street skate mundial, o norteamericano Tommy Guerrero vem ao Brasil pela primeira vez, para mostrar sua música em três shows na capital paulista, em Julho. Ex-integrante da Bones Brigade, fundador da Real Skateboards e lenda viva do skate, TG é mais um exemplo clássico da fértil relação entre skate e música
TEXTO MARCELO VIEGAS

PIONEIRO DO STREET
Em 1983, um garoto franzino e de traços latinos vencia o primeiro campeonato de street skate da história, realizado nos EUA. Seu nome: Tommy Guerrero. Nascido e criado em San Francisco, TG ganhou seu primeiro skate aos nove anos, e aproveitou bem a base adquirida nas íngremes ruas de sua cidade natal. Seu estilo fluído, leve e criativo fizeram do jovem skatista um dos destaques do então nascente skate de rua. Ao lado de nomes como Mark Gonzales e Natas Kaupas, TG contribuiu para a popularização da nova modalidade.

Leia matéria de Tommy Guerrero na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

OS TRAMPOS DO TRAMPO
TEXTO MARCELO VIEGAS

LUIS FLAVIO DE LACERDA VITOLA, AKA TRAMPO
37 ANOS, 24 DE SKATE
PORTO ALEGRE (RS)

Diversidade. Essa é a marca da obra do Trampo, artista urbano natural de Porto Alegre (RS). Suas raízes denunciam os motivos dessa diversidade: skate, hip hop e punk. De cada um desses universos Trampo extraiu um pouco de sua inspiração e referências. Mas o estímulo primeiro veio do berço, afinal sua mãe trabalha com artesanato há muitos anos, e o pequeno Luis Flavio cresceu convivendo com essa realidade.

Leia matéria do Trampo na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

FERNANDO COBRA – Meio homem, meio máquina, inteiro coração
Texto Douglas Prieto e Fotos Eduardo Braz
Confiante de que os limites do ser humano são estabelecidos pela mente, e não pelo corpo, Fernando Cobra optou por vencer mais desafios do que sua condição física parecia permitir. Conheça um pouco da história de um skatista como você.

“Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino” (Mario Quintana)

Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

CONTRAMÃO: LEMBRANÇAS DOLORIDAS DO CANADÁ
POR EDUARDO BOGORNI

O ano de 1997 marcou minha primeira ida para a gringa. A viagem começaria em  Vancouver (Canadá), para correr o campeonato Slam City Jam. Depois o destino seria Los Angeles e San Francisco (ambas nos EUA).
No Brasil, comecei o planejamento da trip. Falando com alguns amigos, decidimos fechar com uma empresa aérea no Centro de São Paulo (SP). A agência sugeriu que comprássemos o pacote que incluía hospedagem e diárias (almoço, janta, etc). Ficou a critério de cada um, e eu preferi comprar somente a passagem.

Leia matéria do Eduardo Bogorni na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

SWEET SUBURBIA
SANGUE NOVO NO PUNK PAULISTANO
Texto Marcelo Viegas e Foto Homero Nogueira

Pode apostar: o punk não morreu. Por mais que a moda se aproveite dele, por mais que bandas emo horrorosas tomem conta da mídia, por mais que tudo possa parecer perdido, sempre haverá uma banda – confinada numa garagem em algum canto do planeta – disposta a manter viva a tradição. Não apenas fazendo barulho em três acordes, mas abraçando todas as frentes necessárias: marcando shows, editando fanzines, organizando coletivos. “Fazendo a roda girar”, como diz Diego Sweet, vocalista, guitarrista e fundador do Sweet Suburbia, banda da nova geração do punk paulistano.

Leia matéria Sweet Suburbia na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.


O MELHOR DO BRASIL SÃO ALGUNS BRASILEIROS

Na linha de frente do mercado mundial, publicitários e skatistas brasileiros são motivos de orgulho para um país que nem sempre aparece pro mundo mostrando o que tem de melhor

Texto Douglas Prieto e Fotos Fernando Martins

Em meio a uma infinidade de problemas crônicos, que atravessam décadas sem solução e muitas vezes agravam-se diante de nossos olhos, alguns setores brasileiros conseguem aparecer nas mídias globais com destaque positivo. Notícias que nos enchem de orgulho em sermos brasileiros.

Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

COM AS 4: OLLIE FLIP
POR KLAUS BOHMS
TEXTO MARCELO VIEGAS E FOTOS HOMERO NOGUEIRA

Ollie flip. Uma manobra básica e fundamental do street skate. E, além disso, uma manobra simples. Mas, e há 26 anos? Será que mandar um ollie flip era tão simples assim naquela época? Não, não era.
Inventado pelo norteamericano Rodney Mullen, o ollie flip foi apresentado ao mundo em Abril de 1983, num campeonato na extinta pista Del Mar (San Diego, EUA). Na sua autobiografia “The Mutt – How to Skateboard and Not Kill Yourself”, Mullen fala com carinho da sua criação: “De todas as manobras que inventei, essa é a minha favorita, pois abriu caminho para todas as manobras de giro no solo”.

Leia matéria sobre a manobra Ollie Flip na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

PEDRO BARROS ROUBA A CENA 

Com apenas 14 anos de idade, o jovem Pedrinho deixou uma multidão de boca aberta com o seu skate em uma das mais tradicionais competições em piscina do mundo, o Pro-Tec Pool Party
Texto Charles Franco e Fotos Daniel Bourqui

O Pro-Tec Pool Party é um dos mais tradicionais eventos de skate em piscina que rola no mundo. Uma festa que atrai mídia de todos os cantos do planeta, graças a presença dos maiores nomes do passado e da atualidade no evento, seja competindo ou prestigiando. A celebração acontece na pista da Vans, que fica na Califórnia (EUA), e conta com uma réplica de uma das mais clássicas e desafiadoras piscinas já construídas, a Combi Pool, que existiu durante os anos 80 na pista de Upland, berço de skatistas como Hosoi, Salba e Eric Nash. O buraco é um monstro de concreto cheio de imperfeições, com paredes de grandes dimensões extremamente lisas e transições muito rápidas, todos elementos que não podem faltar em uma piscina de verdade.

Leia íntegra da matéria de Pedro Barros na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

Couble: FÁBIO CASTILHO & ELIANA SOSCO

Leia na íntegra matéria do Couble na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

TWITTANDO COM A CONVERSE EM SÃO PAULO
No final de maio, a equipe internacional da Converse Skateboard visitou o Brasil pela primeira vez, para a etapa inicial do evento The Way We Run. Ethan Fowler, Sammy Baca, Raymond Molinar, Anthony Pappalardo e Nick Trapasso tiveram a oportunidade de conhecer o time brasileiro (Biano Biachin, Jay Alves, Daniel Crazy, Carlos Ribeiro e Renato de Souza), que os acompanhou na sessão de skate na Pista do Sumaré (São Paulo, SP).
Leia na íntegra matéria na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

CMYK
Fotos com Mario Pastel, Gian Naccarato, Guilherme Trakynas, Danilo Diehl e Damon Michelleps.

COLUNAS
– Chora Neném por Edu Lopes: “NÃO SABE BRINCAR, NÃO DESCE PRO PLAY”
– C’Est la Vie por Rodrigo K-B-ça: “YES, WE CAN!”
– Cº 365: “Como nos Velhos Tempos”

CONCHA 
JASON SALLES APRESENTA SUAS ARMAS
POR EDU LOPES
Jason Salles é nome confirmado nos cartazes e filipetas da noite paulistana, do resto do país e alguns outros lugares do mundo. Nascido na Bahia e criado em São Paulo, tornou-se skatista e, de forma despretensiosa, começou a assistir seus vizinhos discotecando, até começar a tomar gosto pela ideia. Onze anos se passaram tocando profissionalmente em baladas, shows e todo tipo de eventos, resultando em um considerável acúmulo de experiência técnica e prática no assunto. Aos 30 anos, o DJ divide conosco um pouco de sua experiência, nos apresentando alguns de seus equipamentos de trabalho. Confira.

Leia na íntegra matéria com Jason Salles na CemporcentoSKATE #05, Ano 14.

CORUJA
O Coruja está atento. Nenhum animal terrestre possui ouvidos mais aguçados. Segundo os especialistas, ele consegue ouvir a dezenas de metros de distância. Sua visão também impressiona: grandes olhos fixos, com um campo de visão maior do que o das outras aves. Pode virar a cabeça em 180º e esticar o pescoço, para enxergar melhor a sua presa.
Todo mês o Coruja estará aqui, alerta e concentrado, para revelar curiosidades do mundo do Skate. Tudo o que você queria saber e não tinha para quem perguntar. O Coruja sabe. Ou, pelo menos, vai atrás da informação…

Este mês tem:
– ÍCONE DA TATUAGEM… E SKATISTA
– CEREZINI E ORTIZ NO VÍDEO DA BLIND
– TROCA DE TRILHA
– MARIA QUE NÃO É ROLAMENTO
– PRIMEIRA FOTO – FERNANDO MARTINS

Concha
– FROM THE BASEMENT (ST2 Video)
– DOOM – Born Like This [Lex Records]
– POSTPUNK – Original Anthems From The 70’s And 80’s Post-Punk Scene (Music Brokers)
– IGUANAS – Tangente [Independente]
– MULATU ASTATKE & THE HELIOCENTRICS – Inspiration Information  3 [Strut Records]
– EL GRUPO NUEVO DE OMAR RODRIGUEZ-LOPEZ – cryptomnesia (Rodriguez-Lopez Productions)

Colação de Grau
Marcelo “Dohdoh” (Florianópolis – SC), Franklin Morales (Aracaju – SE), Leonardo Ruiz (Santo André – SP) e Ezekiel Mateus (São Paulo – SP)

Clique aqui e folheie digitalmente esta edição!