Edição 140 – Ano 14

::CAPA::
Cezar Gordo, switch frontside crooked, Dinamarca. Foto: Alex Brandão

:: Matérias Principais ::

EM TERRITÓRIO VIKING 
Pegue Cezar Gordo, Rafael Finha, Fabio Cristiano e Rodrigo Petersen. Mande-os para a Finalândia, Suécia e Dinamarca. Registre tudo em foto e vídeo. E fique pronto pra Skate incomum, em lugares incomuns.
Por Douglas Prieto, Fotos Alex Brandão

Leia matéria da equipe da Nike SB na íntegra, com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

O SILÊNCIO DAS ALTURAS 
UM ENSAIO FOTOGRÁFICO DE HOMERO NOGUEIRA E RENATO CUSTÓDIO
Texto Marcelo Viegas
No exato momento em que o tail é encaixado para o drop, tudo que está ao redor desaparece. Nesse momento, é apenas você, seu skate… e 27 metros de descida íngreme. Silêncio absoluto, proporcional as dimensões da parede que está aos seus pés. Na Megarrampa, tudo é elevado à enésima potência. Da sua capacidade de concentração e, sobretudo, da sua habilidade, depende a sua segurança. E seu êxito. A Mega (ainda) é para poucos. Poucos que são capazes de manter o foco, domar o monstro e conviver com o silêncio das alturas. Poupemos, então, as palavras. O silêncio das imagens diz mais, sem nada dizer.

Leia matéria completa sobre a Megarampa 2009 na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

ENFIM, BARCELONA 
Por Douglas Prieto
Muita coisa já aconteceu envolvendo skate em Barcelona. Muito já foi dito sobre a cidade de Gaudí, dos longos dias ensolarados e da noite agitada. Um fato novo: a primeira vez de Aladin, Patrick Vidal e do viajado Gian Naccarato nas terras catalãs. É a OÜS, economicamente viável, na Espanha

Leia matéria ENFIM, BARCELONA na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

A MISSÃO DE MICROFONE
TEXTO CHARLES FRANCO, FOTOS RENATO CUSTÓDIO E FERNANDO MARTINS
Há dez anos Herniógenes Dias Microfone resolveu deixar o time de futebol no qual jogava, no Parque Arariba, Zona Sul de São Paulo, para dedicar-se ao instigante universo de possibilidades que o skate proporciona. Mano Brown, dos Racionais MC’s, certa vez disse que “o mundo é diferente da ponte pra cá”, ou pra lá, referindo-se ao extremo sul paulistano, região muito carente da cidade. E é de lá que vem Microfone: foi no mesmo Parque Arariba, no banks de transições lentas existente no bairro, que o pequeno Herniógenes começou a sua missão como skatista.

Leia matéria A MISSÃO DE MICROFONE na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

CONSERTAR PARA ANDAR – FIX TO RIDE/ARPOADOR
Por Marcelo Viegas, Fotos Fernando Martins e Fabio Bitão

Numa iniciativa digna de aplausos, a Converse Skateboard trouxe para o Brasil o projeto Fix To Ride. O nome é autoexplicativo: conserte para andar. Para inaugurar a ação, o local escolhido foi o bowl do Arpoador, no Rio de Janeiro (RJ), que estava abandonado há muito tempo. Mas isso faz parte do passado, e os cariocas ganharam um Arpex reformado, pintado, de cara e espírito renovados.

Leia matéria sobre CONSERTAR PARA ANDAR – FIX TO RIDE/ARPOADOR na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14

THAÍS CAROLINE – ENTRE OLLIES E GOLPES 
No caminho de todo dia para ir à escola, Thaís Caroline cruzava com o único bowl da região, quase no centro da cidade de Apucarana, interior do Paraná. Quando chegava nesse ponto, a sua atenção se voltava para quem quer que estivesse lá, e observava curiosamente uma matemática que parecia não fazer sentido.

Texto EVELYN LEINE e Fotos PABLO VAZ

Leia matéria THAÍS CAROLINE – ENTRE OLLIES E GOLPES na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

ROCKZ – A NOVA BANDA DE VELHOS CONHECIDOS
Entrevista Edu Lopes
Os membros do Rockz são figuras carimbadas da cena carioca das duas últimas décadas e já tocaram com nomes como Planet Hemp, Lobão, Bnegão e os Seletores de Frequência, The Funk Fuckers, Cabeça, A Filial, entre tantos outros provenientes da cidade maravilhosa. Com seu novo álbum “A Tão Sonhada Bicicleta”, lançado em julho deste ano, o Rockz se prepara para entrar em uma nova fase. O guitarrista Bruno Pederneiras conversou com a CemporcentoSKATE e contou um pouco da história do grupo, a nova fase, empresários/modelos de mercado ultrapassados e uma cidade nem tão maravilhosa assim.

Leia matéria ROCKZ – A NOVA BANDA DE VELHOS CONHECIDOS na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

COM AS 4: MAYDAY GRIND
POR JUNIOR PIG
TEXTO MARCELO VIEGAS E FOTOS RENATO CUSTÓDIO

“Mayday, Mayday, Mayday!” Quem nunca ouviu o famoso aviso de emergência sendo transmitido via-rádio em algum filme? Usado principalmente nas navegações marítimas e aeronáuticas, o termo Mayday encontra sua origem no francês: “m’aidez” = ajude-me. Agora, se você separar a palavra (May Day), vai encontrar uma diferente utilização para ela. Em muitos países, o Dia do Trabalho (1 de maio) é chamado de May Day.

Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

14 ANOS DEPOIS – ANDRÉ HIENA
Texto MARCELO VIEGAS Fotos ATILLA CHOPA
1995, Pista da Saúde, zona sul paulistana. André Hiena, então com 21 anos, é fotografado por Flávio Donadio, pulando a escada e o barril de ollie. Era a inauguração da seção reservada aos amadores (“A.M.” era o nome), na quarta edição da revista (Nov/Dez 95).
2009. Mesma pista, mesmo skatista, mesma manobra. Revisitar essa foto tem um duplo sentido: celebrar os 14 anos da CemporcentoSKATE e valorizar a importância do Hiena, um skatista que acompanhou passo a passo a trajetória da revista e do Skate nacional nesse período.

Leia matéria 14 ANOS DEPOIS na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

CONTRAMÃO
RELATOS DE ROUBADAS
Por Rodrigo Maizena

Fui convidado pra participar de um game de S-K-A-T-E organizado pela Progress, na marquise do Parque do Ibirapuera, que aconteceria às 18:00h de uma quarta feira. Quem anda em São Paulo sabe que o trânsito neste horário inviabiliza qualquer planejamento de horário, pois você pode demorar 2h num trajeto em que normalmente levaria 15 minutos.

Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #09, Ano 14.

COTA: Rogério Troy

COLUNAS
– Chora Neném por Edu Lopes: “DE VOLTA PARA O FUTURO”
– C’Est la Vie por Rodrigo K-B-ça: “UM VIVA PARA GENTE!”
– Cº 365: “CEMPORCENTOSKATE 14 ANOS”

CORUJA
O Coruja está atento. Nenhum animal terrestre possui ouvidos mais aguçados. Segundo os especialistas, ele consegue ouvir a dezenas de metros de distância. Sua visão também impressiona: grandes olhos fixos, com um campo de visão maior do que o das outras aves. Pode virar a cabeça em 180º e esticar o pescoço, para enxergar melhor a sua presa.
Todo mês o Coruja estará aqui, alerta e concentrado, para revelar curiosidades do mundo do Skate. Tudo o que você queria saber e não tinha para quem perguntar. O Coruja sabe. Ou, pelo menos, vai atrás da informação…

Este mês tem:
– CIGARRO E SKATE?
– SKATE FEMININO NA WEB
– POR ONDE ANDA – JUNAE LUDVIG?

Concha
– BLUE NOTE – A story of modern jazz (DVD) [ Video Brokers ]
– COMMA – Monkey [ Independente ]
– RAEKWON – Only Built 4 Cuban Linx Pt II [ Ice H2O/EMI Records ]
– BARFLY – (H)our [ Monstro Discos ]
– ANTI-POP CONSORTIUM – Fluorescent Black [ Independente ]
– BIRDS OF A FEATHER – The Past The Present [ Seven Eight Life ]

CONCHA – TRILHA SONORA
LOVE CHILD – World Industries
Quem vê os anúncios atuais da World Industries nas revistas gringas se depara com tênis de quinta categoria, shapes ilustrados pelos já cansados Wet Willy e Flameboy e um time de skatistas pouco representativos. É difícil acreditar que a World Industries foi uma marca tida como referência de skate de vanguarda no começo da década de 90. De lá surgiu gente como Chico Brenes e Daniel Castillo, que migraram para o esquadrão Girl/Chocolate, e o coreano Daewon Song, que estaria na linha de frente da inovação técnica durante no mínimo uma sólida década. O vídeo “Love Child”, de 1992, marca uma fase gloriosa do time de Steve Rocco.

Colação de Grau
Alison Rosendo da Silva (Aracaju-SE), Vinícius Peixoto “Vina” (Cubatão-SP), Rafael Andrade Sousa (Benevides-PA), Leonardo de Souza (Santos-SP)

Clique aqui e folheie digitalmente esta edição!