:CAPA::
Filipe Ortiz, flip shifty monstro. Foto: Fabiano Lokinho
:: Matérias Principais ::
DANILO DANDI: NAS DUAS BASES, NAS DUAS FRENTES
Com mais anos de profissionalismo do que muitos têm de skate, o curitibano Danilo “Dandi” já atravessou as mais diversas fases e situações, com o mérito inegável de ter se mantido na linha de frente da evolução técnica e envolvimento positivo com a solidificação do Skate como profissão no Brasil
ENTREVISTA DOUGLAS PRIETO E FOTOS PABLO VAZ
Danilo Albuquerque
29 anos, 20 de skate
Curitiba (PR)
Patrocínio: Hocks
Leia matéria de Danilo Dandi na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
QUEBRADEIRA EM MINAS GERAIS
Texto Douglas Prieto e Fotos Fabiano Lokinho
Reunir os amigos, botar a van na estrada, andar de skate em picos inéditos e fazer novas amizades. Quem sonha em estar numa tour tem esse roteiro na cabeça. Quem vive a realidade sabe que nem tudo são flores. Na vida real, Biano Bianchin, Ricardo Porva, Paulo Galera, Filipe Ortiz, Akira Shiroma e Guilherme Trakynas rumaram pra Minas Gerais, passaram por viagens longas e cansativas, visitas a lojas com intermináveis tardes de autógrafos, Demos em obstáculos nem sempre divertidos. Restou pouco tempo para o verdadeiro prazer de se andar de skate livremente, filmando e fotografando momentos inesquecíveis. Mas com um time dessa capacidade, quanto tempo é pouco tempo?
Leia matéria Quebradeira em Minas Gerais na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
AS PISCINAS MAIS PRÓXIMAS DO BRASIL
Não é preciso embarcar num avião ou atravessar continentes para andar nas transições de uma legítima piscina. Algumas delas estão na vizinha Argentina, na capital Buenos Aires, e para chegar até lá de ônibus gasta-se menos tempo do que de São Paulo ao Ceará
Texto e Fotos Renato Custódio
A chegada: Buenos Aires
Com uma previsão de estar por sete dias em território argentino, desembarquei com Otavio Neto e fomos recebidos por nossos cicerones, Jorge Ladas e Zek, dois skatistas argentinos old school, que vivem momentos presentes bem diferentes: Jorge ainda milita dentro do skate profissional, enquanto Zek é um tatuador bastante considerado, além de rodar com um estiloso Chevrolet 1967, que seria nosso veículo durante toda a viagem. Como boas vindas, após um giro na cidade e reconhecimento do hotel, nos levaram para comer um dos clássicos da culinária argentina, o “Vacio”.
Leia matéria de AS PISCINAS MAIS PRÓXIMAS DO BRASIL na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
EU ANDEI DE SKATE AQUI
O time da Urgh andou de skate ali, em oito cidades mineiras. Além dos skates e muita disposição, levaram os adesivos “EU ANDEI DE SKATE AQUI” na bagagem. Procuraram (e encontraram) bons picos, possibilidades inéditas e registraram manobras cabreiras em fotos, vídeos e por escrito, pra não deixar dúvidas
Texto Douglas Prieto e Fotos Renato Custódio
Leia matéria de EU ANDEI DE SKATE AQUI na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
15 COISAS DAS QUAIS NÃO TEMOS SAUDADES (mas que dão um aperto no coração…)
Por Charles Franco e Douglas Prieto
Leia matéria de 15 COISAS DAS QUAIS NÃO TEMOS SAUDADES na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
A FILIAL
$ 1,99? NÃO, NA FAIXA!
Os cariocas do grupo A FILIAL têm um presente pra você: o download gratuito do seu novo álbum “$ 1,99”, exclusivamente no Portal Web da CemporcentoSKATE. Antes de ler essa entrevista, ligue seu computador, acesse cemporcentoskate.com.br e baixe o álbum. Baixou? Agora, relaxe na cadeira, aperte o play e conheça um pouco da história de Edu Lopes (isso mesmo, nosso colunista), o criador d’A FILIAL, nas suas próprias palavras
Entrevista Marcelo Viegas e Fotos Fernando Martins
Leia matéria A FILIAL na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
SER Y GRAFIA
ABORDANDO O SILKSCREEN COMO ARTE
Entrevista Marcelo Viegas e Foto Fernando Martins
Ser Y Grafia é um projeto serigráfico encabeçado pelo Estúdio Diálogo, de São Paulo (SP). A união de 16 artistas – 8 brasileiros e 8 argentinos – rendeu um livro-álbum com gravuras inéditas e uma exposição, que teve sua primeira etapa em terras portenhas e chega esse mês à capital paulista. Fazendo jus ao nome, decidiram imprimir o livro inteiro (todas as páginas, capa e o tecido no qual vem embalado) em serigrafia. Trabalho manual, portanto, na contramão do atual mercado de livros de arte. Eis a lista dos artistas: Estúdio Colletivo, Chu, Dea Lellis, Gustavo Eandi, Estúdio Deveras, Laura Varsky, Estúdio Diálogo, Matias Malizia, Eduardo Ver, Nate Williams, Ernesto Bonato, Tester, Fabricio Lopez, Tristan Rault, Nã e Zear One. Com tiragem de apenas 300 exemplares, dos quais 90 serão doados para instituições de arte, cultura, educação e sociais dos dois países participantes, Ser Y Grafia eleva o popular silkscreen ao status de arte, como já havia acontecido na década de sessenta com a Pop Art. Conversamos com Bruno Siqueira, do Estúdio Diálogo, que nos contou mais detalhes sobre esse ousado e belo projeto.
Leia matéria de SER Y GRAFIA na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14
CMYK
Fotos com David Severo, Caio Pastel, Jean Duarte, Pablo Groll, Diego Korn, Franklin Morales, Daniel Osama e Guega Cervone.
COM AS 4 – DOLPHIN FLIP
Por Willian Chou
Texto Marcos Hiroshi e Foto Renato Custódio
A complexidade desta manobra começa com a nomenclatura. Dolphin flip, forward flip, murder flip, easy flip, thunder flip e horse flip são alguns dos nomes já encontrados. Porém, o mais utilizado e adotado pela grande maioria dos skatistas é dolphin flip (flip golfinho). Nome inspirado, muito provavelmente, pelo movimento da manobra que – “bem de longe” – lembra o salto de um golfinho.
Leia matéria do DOLPHIN FLIP na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
COMENTOU-SE
O que se falou nos blogs da CemporcentoSKATE
Por Douglas Prieto
O grande benefício do blog é a interação. A possibilidade do comentário imediato, da exposição de um outro pensamento sobre um mesmo tema, uma discordância brutal ou aquela sensação de que foi escrito pra você. Desde 2006, os blogs do portal CemporcentoSKATE têm levantado os mais diversos assuntos e recebido milhares de opiniões. “COMENTOU-SE” é a seção que traz para as páginas da revista um pouco do que se fala através dos teclados.
Leia matéria na íntegra na CemporcentoSKATE #10 Ano 14.
CONTEXTO
AS HISTÓRIAS POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS
O Skate sem compromisso é pura diversão!
Todos nós sabemos que o Skate é sinônimo da mais pura diversão. Óbvio que, hoje em dia, além da diversão há muito profissionalismo envolvido no esporte. Mesmo assim, a melhor parte ainda é a diversão. O começo no carrinho foi igual para todos: queríamos apenas nos divertir e nada mais. Bom, pelo menos na minha época era desse jeito…
Leia matéria na íntegra com fotos na CemporcentoSKATE #10, Ano 14.
COLUNAS
– Chora Neném por Edu Lopes: “SELF PORTRAIT”
– C’Est la Vie por Rodrigo K-B-ça: “JÁ ELVIS (OU NÃO!)”
– Cº 365: “365 GRAUS NO ACRE”
CORUJA
O Coruja está atento. Nenhum animal terrestre possui ouvidos mais aguçados. Segundo os especialistas, ele consegue ouvir a dezenas de metros de distância. Sua visão também impressiona: grandes olhos fixos, com um campo de visão maior do que o das outras aves. Pode virar a cabeça em 180º e esticar o pescoço, para enxergar melhor a sua presa.
Todo mês o Coruja estará aqui, alerta e concentrado, para revelar curiosidades do mundo do Skate. Tudo o que você queria saber e não tinha para quem perguntar. O Coruja sabe. Ou, pelo menos, vai atrás da informação…
Este mês tem:
– IVAN SHUPIKOV LANÇARÁ LIVRO
– BONES BRIGADE NA ATIVA
– NOVA PRO
Concha
– MONEY – S/T [ independente ]
– LORD NEWBORN AND THE MAGIC SKULLS – S/T [ Ubiquity Records ]
– BUGS – Eli, Lama Sabachthani [ independente ]
– SÃO PAULO SKA JAZZ – S/T [ Independente ]
– FOTOGRAMA – Trilha Sonora Intuitiva [ independente ]
Colação de Grau
Ítalo John (Nova Serrana– MG), Gabriel Wolf (Curitiba – PR), Gustavo Lesse (Guaratinguetá – SP), Filipe Flow (Cubatão – SP) e Bruno Maranhão (Suzano – SP)
Folheie digitalmente esta edição, clique aqui!