: CAPA ::
Bruno Aguero passando tranquilo de flip sobre o corrimão verde, aterrizando numa rampa irregular.
Foto: Homero Nogueira
:: Matérias Principais ::
LEONARDO SPANGHERO – SKATE COM CARISMA
Texto e fotos por RODRIGO K-B-ÇA:
Essa matéria poderia começar como os textos enlatados da Globo, cheio de adjetivos e palavras soltas para definir uma pessoa. E Leonardo Spanghero, skatista de Ribeirão Preto (SP), merece muitos deles, tanto por sua habilidade como skatista, como por sua personalidade como pessoa. O bom humor e o skate no pé, são, sem dúvida alguma, a melhor maneira de definir um skatista que sempre está pronto para uma sessão, seja onde for, pista ou rua.
TOUR ADIDAS 3 x 4 : São Paulo, Minas Gerais, Goiânia – Marques, Bohms, Garcia e Shiroma
Texto Douglas Prieto Fotos Atilla Chopa:
De 28 de outubro a 10 de novembro de 2011, três estados brasileiros receberam a visita de quatro skatistas do time da adidas: os amadores Akira Shiroma e Marcelo Garcia e os profissionais Klaus Bohms e Daniel Marques.
Minha Skateshop – TOOBSLAND
Texto Douglas Prieto e Fotos Homero Nogueira:
A Toobsland nasceu em 1989, e desde 1999 funciona no endereço atual, que conta com um banks de madeira coberto, que abriga concorridas sessões. Preocupado em fomentar e fortalecer a cena local, Marcos Mello (Melão), proprietário da loja, vem realizando ao longo do tempo diversos eventos, não só usando a estrutura interna da loja mas também eventos externos, alguns deles em parceria com escolas da região, além de ações com fornecedores.
SKATOGRAFIA
Fotos e Texto Carlos Taparelli:
Usando luzes de iluminação natalina, comecei a fazer alguns testes. O local escolhido foi a pista da Av. Roberto Marinho (São Paulo/SP), também conhecido como “Água Espraiada” (antigo nome da avenida) ou ainda “Pântano”, para os íntimos. O skatepark, que fica dentro de um piscinão construído para evitar enchentes, não tem iluminação noturna e, portanto, fica completamente deserto durante a noite.
CMYK – Caio Pastel, Lehi Leite, Alex Cardoso, Felipe Nery, Maurício Nava, Herniógenes Microfone, Rudinaldo Garofali, Tiago Lemos, Glauber Marques, Victor Süssekind e Luan de Oliveira
:: Entrevista ::
RAFAEL GOMES – ALEGRIA, ALEGRIA
Texto Marcelo Viegas Fotos Renato Custodio:
Rafael Gomes tem muitos motivos para sorrir nesse início de ano. Admirado pelas manobras, respeitado pelo caráter, o paranaense de 29 anos segue demonstrando apetite de novato, acumulando ainda mais conquistas – e alegrias – na carreira.
:: Contexto ::
ESCONDEU O CARTÃO DE MEMÓRIA, E GARANTIU A CAPA
Por Ana Paula Negrão
A capa da Letícia Bufoni foi inesperada. E olha que essa foto teve história. Um belo domingo na Califórnia decidimos ir andar no gap do Ryan Sheckler, em San Clemente, com a Letícia, Lisa Whitaker, Lacey Baker e outros amigos. Estávamos em um grupo de umas 12 pessoas, e a maioria com menos de 18 anos na época. Os pequenos subiram no gap e ficamos lá por mais ou menos meia hora, eles aquecendo, andando, limpando o chão. A Letícia deu o primeiro ollie e incentivou os meninos e a Abisha a andarem com ela.
:: Concha ::
MUNDO LIVRE S/A – Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa (Coqueiro Verde) O INIMIGO – Imaginário Absoluto (Seven Eight Life) AMERICAN HARDCORE – A história do Punk Rock Americano 1980 – 1986 (Ideal Recs).
:: Clássicos da Skate music ::
Por Daniel Justi
HIEROGLYPHICS – Third Eye Vision (1998)
É possível verificar se um disco é um clássico do skate? Faça o teste: pare qualquer skatista que você encontrar pela cidade e peça para que ele fale a primeira coisa que vem à cabeça após ouvir a frase: “It’s like that and…” A resposta será imediata: a Hieroglyphics, yeah!
Esse mantra vem do clássico Third Eye Vision, lançado pelo supergrupo Hieroglyphics, em 1998, pelo seu próprio selo, o Hieroglyphics Imperium. Da Califórnia para o mundo, o grupo foi fundado pelo dono de uma das vozes mais conhecidas do hip hop: Del tha Funkee Homosapien. Junto a ele, o time foi formado pelos gigantes Casual, Pep Love, A-Plus, Domino, Opio, Phesto e Tajai. O famoso logotipo do grupo, diretamente ligado ao nome do disco, foi projetado pelo próprio Del.
:: Coruja Especial ::
MUSEU DO SKATE NA ALEMANHA
Fica na cidade de Stuttgart, na Alemanha, o Skateboard Museum. A história começou em 2003, quando uma exposição temporária atraiu o interesse do público, transformando-se assim num espaço expositivo permanente, totalmente dedicado a memória e cultura do Skate. Segundo consta, iniciativa inédita na Europa.
NESSA MESMA ÉPOCA, EM 1996…
Em fevereiro de 1996 chegava às bancas a quinta edição da revista CemporcentoSKATE. Na capa, Tarobinha e um hurricane no corrimão da extinta pista de São Caetano do Sul (SP). A impressão da revista ainda era 90% em preto e branco, com apenas umas poucas páginas coloridas, como a capa e o pôster central, com Biano Bianchin. A edição trazia cobertura da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Street Skate, com Ferrugem em 1º, Mosquito em 2º e Piolho em 3º; na seção dedicada aos novos talentos, os então amadores Eduardo Bogorni e Fábio Sleiman (quem assinou os textos foi um tal de Marcus V., hoje mais conhecido como Kamau); uma matéria contando a história da famosa pista de São Caetano, berço de uma geração que buscava a evolução cotidianamente (você sabia que o grande responsável pela construção da pista foi o skatista profissional – e lenda-viva – Sérgio Negão? Ele trabalhava na Prefeitura da cidade e articulou a viabilização do projeto.
:: Colunas::
Calçada (Douglas Prieto) – “Sempre o mesmo”
C’est La Vie (Rodrigo K-b-ça) – “Caminho inverso”
C’365 (Fabio Amad Bitão) – 20 anos de fotografia