6   +   10   =  

Edição 90

Revista 100% Skate – Edição 90 – Agosto de 2005

::CAPA::
Luan de Oliveira desbrava um dos gaps mais difíceis de Porto Alegre (RS). Flip no gap da Beijamin. Foto: Homero Nogueira

:: Matérias Principais :: 
No Foco Especial Amadores

Por mais que se saiba que o nível do skate amador no Brasil está cada vez mais elevado, é difícil não se surpreender com as manobras deste especial. Primeiro, aparecem seis skatistas que representam bem a evolução da categoria. São de locais diferentes, têm cada um sua própria história no skate ˆ e foi isso que se tentou mostrar no No Foco a eles dedicado. A seguir, o Frame, uma seleção com as melhores fotos que amadores de todo o Brasil produziram desde alguns meses atrás. O intuito é, por isso, mostrar ˆ além do reconhecido nível alto ˆ uma variedade que impressiona. Documentar essa variedade de estilos, picos de rua, cidades, skatistas e sua a criatividade é uma maneira de tentar contribuir para que o nível se mantenha sempre no patamar mais elevado.

Mario Marques
20 anos, dez de skate
Patrocínios: Black Sheep e Swoop. Apoio: Cush e Hemp Shoes.
São Paulo (SP)

Jarbas Alves “Jay”
20 anos, seis de skate
Patrocínios: Venom, Plasma, Slickwood, Black Tag Boards Club. Apoio: Blunt Skate Park.
Belo Horizonte (MG)

Wallace Mendes “Belo”
18 anos, cinco de skate
Patrocínios: Your Face. Apoio: Vertical.
Rio de Janeiro (RJ)

Luan Vilanova de Oliveira
14 anos, cinco de skate
Patrocínios: Freeday, Matriz Skate Shop e Drop Dead
Porto Alegre (RS)

Paulo Henrique “Piquet”
19 anos, oito de skate
Patrocínios: SB Shoes e Black Sheep.
São Paulo (SP)

Vinícius Evaristo
23 anos, 11 de skate
Patrocínios: Urbanus Athletics e Inter SP Skateboard Demos. Apoio: Crail, Progress e Academia Movimento e Saúde.
Ribeirão Preto (SP)

Leia matéria na íntegra com várias fotos na 100%SKATE # 90

Cobertura da 1ª e 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Profissional 2005 –
modalidade street 

Leia matéria completa dos campeonatos com fotos de algumas das melhores manobras destes eventos na 100%SKATE # 88

Frame
Belas imagens com os skatistas Fabio Cristiano (SP), Paulo Galera (RS), Wilsefer Teco (SP), Chupanzinho (MG) e Rodrigo Menezes (SP).

:: Seções :: 

Dois Pontos: Bruno Cerezini 
Bruno é o mais velho dos irmãos Cerezini, tem 19 anos. Diz-se apegado à família e orgulhoso de ser irmão de Danilo, também skatista, só que profissional. Um dos amadores de maior destaque do Brasil, Bruno sobressai não apenas por ir bem nos vários circuitos de que participa. A maneira com que executa as manobras é um de seus pontos fortes, ele tem estilo. E, pelas respostas que dá neste seus Dois Pontos, parece ser pessoa simples. Ao contrário do nível de skate que vem apresentando desde que, oito anos atrás, trocou seu “bichinho virtual” (brinquedo famoso na época) pelo primeiro carrinho, um modelo antigo, o lendário “tubarão”.

Nome: Bruno Cerezini de Souza.
Nascimento: 06/03/86.
Tempo de skate: oito anos.
Onde nasceu e onde mora: eu nasci no estado de Rondônia, em uma cidade chamada Brasilândia, e agora moro em Curitiba (PR).
Patrocínio: Drop Dead e Drop Shoes.
Primeiro skate:skate tubarão que troquei por um bichinho virtual.
Skate atual:shape Drop Dead, truck Venture, rodas Ricta e rolamento Diamonds.

Leia íntegra da matéria com Bruno Cerezini na 100%SKATE #90, já nas bancas.

100%SKATE Girl: Gabi
Reduzindo as diferenças
Gabriela Arcanjo Lima “Gabi”
16 anos, três de skate
Patrocínios: Slickwood
Belo Horizonte (MG)

Gabriela Arcanjo Lima, a Gabi, tem pouco tempo de skate, são três anos. Mas que foram suficientes para que ela construísse uma das melhores reputações do skate feminino no Brasil. Não tem quem a veja andar que não fique impressionado com suas manobras. É insistente, tem coragem para aprender. Muito disso se deve à presença bastante próxima de um amador saído de Belo Horizonte, a capital mineira, que vem se destacando nestes tempos. Ela é irmã de Jarbas Jay (destaque nesta edição), de quem recebe apoio desde o início. Tinha medo no começo, lembra, mas não se intimidou. Ambiciosa, Gabi tem o objetivo declarado de diminuir as diferenças de nível entre o skate delas e deles. Está no caminho certo.

Você deve ter começado a andar de skate por influência do seu irmão. Como foi o início?
Comecei a andar por causa do meu irmão, Jarbas, que me deu muita força no começo, não só com o material, mas também com muita dedicação. Quando comecei, era muito difícil, porque eu tinha muito medo. Mas, como tinha uma pista perto da
minha casa, foi mais fácil, e os meninos eram meus amigos e me ajudavam muito. Com uma semana mais ou menos, eu já tava com muita confiança e daí comecei a ser um pouco mais ousada e deu certo.

Muita gente comenta que você se preocupa em dar manobras difíceis. Como você se preocupa com a evolução técnica do skate feminino?
Na verdade, eu quero e tenho o pensamento de andar igual ou melhor que os homens. Não quero ser inferior e sim melhor; eu também gosto da sensação de acertar uma manobra difícil, é a melhor coisa q tem, fico muito bem comigo mesma.

Leia entrevista na íntegra com Gabi na 100%SKATE #90, já nas bancas.

100%SKATE Visita – Piçarras (SC)
Missão cumprida por Ivan Cruz
Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a 110 quilômetros de Florianópolis (a capital do Estado), Piçarras faz divisa com as cidades Barra Velha, Penha, Luiz Alves e Navegantes. A leste, fica o oceano Atlântico.
A área municipal é de 154 quilômetros quadrados, com uma topografia que se eleva suavemente conforme se afasta do litoral, até atingir altitudes de cinco e sete metros, formando uma planície entre o mar, o rio Piçarras e a BR-101.
O nome Piçarras vem das rochas de argila que se encontram em grande quantidade no subsolo do município: trata-se do piçarro, ou piçarra, também comum no nordeste do Brasil.
Quando pensamos em São Paulo, logo imaginamos uma selva de pedra, dezenas de automóveis, pessoas apressadas. Não imaginamos que há tanto verde num lugar que tem a fama de ser cinza; às vezes nos esquecemos de que muitas cidades deste estado abrigam áreas imensas de mata.

Conheça mais sobre Piçarras (SC) na 100%SKATE #90, já nas bancas.

Depto. Seqüencial 
Street: Halfcab Fabiano Mendes

Portfolio
Ricardo Reis Dozen
18 anos, seis anos – quatro de arte
São Caetano do Sul (SP)

A inspiração, Ricardo Reis “Dozen” diz tirar sobretudo daquilo que ouve pelas ruas, e não exatamente das imagens ou cenas que vê. “Penso bastante em coisas como folclore, crenças, gírias populares, coisas que o brasileiro fala, e tento passar isso para o desenho”, explica ele, que cursa o segundo semestre da faculdade de design gráfico em São Paulo (SP). Depois de interpretar isso tudo que escuta, Dozen dá a sua versão para as palavras que saem da boca dos outros. O resultado são desenhos vetorizados, feitos à mão ou em cima de fotos e posteriormente finalizados no computador, com traços de aspecto mais “perfeito”.

Leia matéria completa com Ricardo Reis Dozen na 100%SKATE #90, já nas bancas.

Fiksperto
– Nove de julho de 2005, o dia em que Danny Way saltou a Grande Muralha da China
– Resultados Europa 2005: “Daniel Vieira e Sandro Dias são os campeões do circuito europeu
– 10 anos da 100%SKATE: “A Festa”

Diego Probag
Desta vez o skatista profissional Rafael Sevilha que fala sobre os produtos que usa e depois sorteia para você, leitor.

Espaço Amador
Adriano Regis (CE), Giovani Ricardo (RS) e Diego Garcez “Chaveirinho”(SP).

Dando Idéia
A Europa que já não é a mesma
Por Cauê Muraro

A tradicional temporada européia do circuito mundial WCS (World Cup of Skateboarding) não é mais a mesma. Se em 2004 ficou a impressão de que a série de competições que sempre levou ao velho continente os maiores nomes do skate internacional – brasileiros incluídos – iria perder força no prazo de alguns anos, em 2005 a previsão se confirmou. E o esvaziamento deu-se mais rápido que o esperado. O sintoma mais claro disso foi justamente a ausência de skatistas renomados, os mesmos que todos os anos reservavam na agenda o mês de junho para as disputas na Europa. Os campeonatos realizados do outro lado do Atlântico sempre foram, dessa forma, um dos pontos altos do calendário. Pelo clima festivo, pela integração e, por certo, pelo nível das disputas. Em 2004, já não foi bem assim. Em 2005, menos ainda.

Resultado da promoção DIEGOPROBAG da edição 88 da Revista 100%SKATE:
Eduardo Zanchetta Longo, 14 anos, Piqueri, São Paulo (SP)

Confira abaixo: