O piracicabano Alek Lekinho está vivendo em Oulu, cidade do norte da Finlândia, desde que casou-se com a finlandesa Marianne.
Há dois anos e meio no país nórdico, Alex vem enfrentando grandes obstáculos para poder andar de skate por lá. Por conta do momento político conturbado no Brasil e economia em crise, Lekinho perdeu seus patrocinadores brasileiros, alegadamente por conta da dificuldade do envio de materiais.
Mas não é só isso; Andar de skate na Finlândia não é para qualquer um. Sol à meia noite e escuro no inverno. São poucos meses no ano em que é possível andar de skate pelas ruas. Por vezes, são mais de 180 dias de inverno em um ano, com muito frio (cerca de -20º) e muita escuridão.
Outro percalço no caminho como skatista na Finlândia tem sido conseguir encontrar pessoas envolvidas com o skate e que possam registrar suas manobras carregadas de pop. Mesmo assim Lekinho não desistiu e comprou uma câmera Go Pro. De bike, sozinho, ele saia pela cidade em busca de picos e posicionava sua câmera para poder reunir registros de manobras.
Com tudo reunido, Lekinho editou o seu mais novo vídeo sob o título de ‘Eu Mesmo’. Nele, o skatista mostra todo o seu “corre” para se habituar, trabalhar, honrar seus compromissos como marido e ainda poder fazer o que mais gosta, que é andar de skate.
(Fotos: Olli Oilinki)
Lekinho frequenta diariamente uma escola local e está aprendendo o idioma do país. Esse dia a dia é retratado no vídeo, que mostra que ele é capaz de sobreviver a novos desafios e tirar ensinamentos disso.
Neste momento, no Brasil (e no hemisfério sul) estamos entrando no outono, enquanto lá na Finlândia o verão vai começar e o sorriso característico de Lekinho voltará a brilhar com muito skate e, esperamos, com novos patrocinadores e projetos.
Assista abaixo: