FLANANTOPIAS, NOVO VÍDEO DOS FLANANTES

“Heterotopia é um conceito criado pelo filósofo francês Michel Foucault, o termo significa a invenção de outros espaços dentro dos próprios espaços. A prática do skate, por exemplo, é uma heterotopia. Com ele um corrimão não é mais um corrimão, nem uma escada é tão somente uma escada.

Além disso, não podemos nos esquecer da grande heterotopia citada por Foucault, o navio, figura por excelência do século XIX. O navio inglês nos mares, o navio transatlântico, pedaço grande de espaço que flutua no imenso espaço do mar.

Mas a heterotopia também pode ser o próprio skate, minúsculo pedaço de espaço se comparado com o navio, metáfora do que se passa na atualidade. Portanto, diferente do navio, no espaço fechado dentro de outro que oferece conforto, luxo e segurança, o skate seria uma heterotopia. Mesmo da insegurança, do mínimo necessário, da raridade das coisas para se apoiar, do espaço rarefeito.

O skate re-envia imaginação ao tempo dos primeiros barqueiros que não tinha nada além de uma pinguelinha de barco. Mas os skatistas não estão nos mares ou nos oceanos, eles estão nas cidades, suas heterotopias são urbanas, são flanantes, são flanantopias.” (Leonardo Brandão)

 

Flanantes reunidos na Rodoviário de Blumenau, antes dos policiais chegarem para treinar tiro

Créditos

Argumento e narração: Leonardo Brandão
Direção: Murilo Romão
Direção de arte: Sra Keiko
Trilha Redz (Ric, Esdras e Denti)

 

 

Heterotopias

Veja algumas fotos:


Apelão: flip to fakie na rodoviária de Blumenau / Foto: Felipe Alves