O skatista profissional andradinense Samuel Jimmy acaba de lançar sua mais recente vídeo parte, dando início às vídeo partes aqui em 2023. Intitulada Resistência, o trabalho é independente e vem em parceria com a Gnarly Foot, empreitada do amigo Pablo Groll.

Jimmy é um dos skatistas mais cabreiros do skate brasileiro. Com manobras agressivas, o entusiasta quando o assunto é descer canos, a vídeo parte traz um espancamento de corrimãos, escadas, gaps e hubbas. Samuel passa por todos eles com resiliência, sangue e suor.

Algumas imagens da parte estavam guardadas a sete chaves, há anos. Entre a paternidade e outras mudanças em sua vida, é chegada a hora dessa imagens ganharem vida, serem vistas e servirem para ilustrar um pouco essa história de ânimo, força e perseverança com outras imagens mais atuais.

Assista abaixo:

 

 

Trocamos uma ideia com ele para falar sobre a vídeo parte.

 


 

Jimmy, vamos começar pelo nome da parte. Explica pra gente apesar de estar explicito.
Resistência é em referência ao momento em que vivo. Venho mantendo a chama acessa e o meu legado é o que tenho feito ao longo desses anos em cima do skate. Todo trabalho realizado nessa vídeo parte, imagem por imagem, foi um árduo processo de anos e com a maior parte do investimento próprio.

 

Especificamente quantos anos?
Algumas imagens estavam guardadas a pelo menos uns 5 anos. A maioria são mais recentes, são as que eu consegui filmar ao longo do ano passado (2022).

 

Quem te ajudou com as imagens?
Ah, tem vários nomes de aliados que me deram força nesse projeto. Thomas Losada, grande camarada. Além dele tem o João Fenope, Badê, Zezeh Luiz, Allan Carvalho, Rafael Torres… até o LP Alladin. E a edição do vídeo foi o Carlos Taparelli que chegou junto pra somar.

 

E por onde você filmou?
Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), em Sâo Paulo na capital e em várias cidades do interior de São Paulo.

 

E a trilha sonora que você escolheu. Conta pra gente qual é a banda.
A banda se chama ‘Test’. Eu tenho muito respeito e me identifico com a pegada do som dos caras e do corres independente deles, quem tem tudo a ver com esse projeto dessa vídeo parte. Através do João e do Barata (integrantes), surgiu a autorização de usar o som deles, sem cobrarem nada por isso.

 

A Letra da música também tem a ver com o projeto, né? Antes do Fim!
Exato, ela fala sobre resistência e sentimentos e de continuar fazendo o que se ama, sem depender de nada além da vontade de fazer acontecer antes que chegue o fim.

 

Jimmy Emoldurado | Foto: Carlos Taparelli

 

E essa parceria com a Gnarly, que já vem de anos. Como surgiu esse projeto.
A Gnarlyfoot e eu sempre cogitamos de lançar um vídeo pela marca. O Tempo foi passando e a vontade de fazer esse projeto foi fluindo. Muita coisa aconteceu no meio tempo, como a paternidade. Mas a ideia do projeto sempre estava viva.

Além disso, o Pablo fortaleceu muito nas ideias e em algumas das sessões, fiquei um bom tempo na casa dele. Inclusive a da manobra que fecha a parte, que filmamos em 2016 e praticamente foi uma das primeiras que filmei para o projeto da Gnarly Parte e foi uma batalha de dias pra filmar.

Então como promessa é divida, tá pago… em moeda de sangue, Groll!

 

Deixa aí uma palavra pra quem leu esse bate-papo aqui:
Obrigado de coração a cada um que contribuiu de alguma forma com esse projeto. Espero que essa vídeo parte inspire muita gente a andar e a continuar mantendo vivo o corre do skateboard real, de rua! Deixo de coração mais essa contribuição para todos vocês.

 

Veja algumas fotos: